Literatura e espaço digital

Os novos letramentos na plataforma Book Creator

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e99786

Palavras-chave:

Novos letramentos, Espaço híbrido, Obras digitais

Resumo

Neste trabalho, buscamos analisar a plataforma Book Creator pela perspectiva dos Novos Letramentos. Mobilizamos noções como as de novo ethos e nova mentalidade, de Lankshear e Knobel (2007), e espaço híbrido e ciborgue, de Haraway (2000). Nossa investigação é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Analisamos uma obra literária digital produzida e disponibilizada na plataforma mencionada por uma estudante do ensino fundamental. Identificamos aspectos de um novo ethos e de uma nova mentalidade na produção de obras dessa natureza, pois foi elaborada seguindo a lógica da distribuição, do compartilhamento, da esfera pública e da experimentação. Apesar de limitar a interatividade, observamos que a obra analisada também se adequa aos novos letramentos, porque proporciona uma experiência mediada pelas tecnologias, reunindo recursos multimodais e multimídias que a tornam um produto em movimento para o leitor contemplar. Apontamos ainda possíveis contribuições do trabalho com obras digitais para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, como a descentralização da autoria, adaptação à era digital e dinamicidade da leitura; além de limitações, como o acesso limitado à tecnologia, os custos, a falta de letramento digital e os desafios na verificação da autenticidade do conteúdo. Concluímos que plataformas como a Book Creator são ferramentas potencialmente favoráveis no ensino de língua materna, mas sua eficácia depende de mediação adequada para se tornar uma prática efetiva de novos letramentos.

Biografia do Autor

Luis Felipe da Silva Castelo Branco, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI). Possui Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela mesma instituição. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD/UFPI/CNPq).

Naziozênio Antonio Lacerda, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Estudos Linguísticos (área de concentração: Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

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Publicado

2024-09-03