Literatura e espaço digital
Os novos letramentos na plataforma Book Creator
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2024.e99786Palavras-chave:
Novos letramentos, Espaço híbrido, Obras digitaisResumo
Neste trabalho, buscamos analisar a plataforma Book Creator pela perspectiva dos Novos Letramentos. Mobilizamos noções como as de novo ethos e nova mentalidade, de Lankshear e Knobel (2007), e espaço híbrido e ciborgue, de Haraway (2000). Nossa investigação é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Analisamos uma obra literária digital produzida e disponibilizada na plataforma mencionada por uma estudante do ensino fundamental. Identificamos aspectos de um novo ethos e de uma nova mentalidade na produção de obras dessa natureza, pois foi elaborada seguindo a lógica da distribuição, do compartilhamento, da esfera pública e da experimentação. Apesar de limitar a interatividade, observamos que a obra analisada também se adequa aos novos letramentos, porque proporciona uma experiência mediada pelas tecnologias, reunindo recursos multimodais e multimídias que a tornam um produto em movimento para o leitor contemplar. Apontamos ainda possíveis contribuições do trabalho com obras digitais para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, como a descentralização da autoria, adaptação à era digital e dinamicidade da leitura; além de limitações, como o acesso limitado à tecnologia, os custos, a falta de letramento digital e os desafios na verificação da autenticidade do conteúdo. Concluímos que plataformas como a Book Creator são ferramentas potencialmente favoráveis no ensino de língua materna, mas sua eficácia depende de mediação adequada para se tornar uma prática efetiva de novos letramentos.
Referências
DIAS FAGUNDES, F. A. Contribuições de um curso de extensão na formação e prática docente: possibilidades e indícios de novos letramentos. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNICAMP-30_f608f7a17cb0441004e48139489d104d. Acesso em: 28 jan. 2024.
DUBOC, A. P. O 'novo' nos novos letramentos: implicações para o ensino de línguas estrangeiras. Revista Contexturas: Ensino Crítico de Língua Inglesa, [S. I.], v. 18, p. 9-28, 2011. Disponível em: https://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/duboc-o-novo-nos-novos-letramentos.pdf. Acesso em: 26 jan. 2024.
DUDENEY, G.; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
FLORIDI, Luciano. The Onlife Manifesto: the onlife initiative. In: FLORIDI, Luciano (ed.). The Onlife Manifesto. London: Springer Open, Oxford Internet Institute, University of Oxford, 2015.
HARAWAY, D. J. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: SILVA, Tomaz T. (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, Michele. A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007.
LÉVY, P. Cibercultura. Trad. de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999 [Trabalho original publicado em 1997].
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. (Linguagens e Tecnologias; 7).
SANTOS, A. Discussões e reflexões sobre os estudos de letramento. In: Seminário de Extensão, Pesquisa e Pós -Graduação, Porto Alegre, UniRitter, 2016.
SANTOS, A.; GROSS, L.; SPALDING, M. Conexões entre letramento digital e literatura digital. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9. n. 1, p. 117-129, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1544. Acesso em: 26 jan. 2024.
SCHLEMMER, E.; DI FELICE, M.; SERRA, I. M. Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/5kXJycPzpBZn6L8cXHRMRVy/. Acesso em: 26 jan. 2024.
SPALDING, M. Manifesto da Literatura Digital. Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.literaturadigital.com.br. Acesso em: 09 jan. 2024.
TAKAKI, N. H.; SANTANA, F. B. Entendendo os novos letramentos da perspectiva educacional: foco nas práticas sociais diárias. Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP, Aquidauana, v. 1, n. 1, p. 52-66, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/deaint/article/view/567. Acesso em: 26 jan. 2024.
VIEIRA, L. A literatura no ciberespaço. IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens e Interação: Múltiplos Olhares, p. 1-20, 2013. Disponível em: http://www.dle.uem.br/conali2013/trabalhos/69t.pdf. Acesso em: 26 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luis Felipe da Silva Castelo Branco, Naziozênio Antonio Lacerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.