Gênero e performatividade em Webcomics
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n1p79Resumen
A remediação de quadrinhos para webcomics e quadrinhos animados em flash será explicada destacando os modos audiovisuais que eles compartilham com obras de literatura eletrônica. Além de enfatizar as mudanças nos processos de leitura, publicação e comercialização, o objetivo principal deste artigo é comparar os papéis de gênero em personagens de webcomics com as teorias de performatividade e desnaturalização de Judith Butler. Neste estudo, a liberdade da autora, para lidar com temas polêmicos, como sexualidade e gênero, é vista como uma possibilidade de exploração de questões de gênero e queer que não foram levadas em consideração em pesquisas anteriores. Quatro webcomics sobre questões de gênero serão analisados enfatizando os conceitos de Judith Butler: The Sisterhood story de SinFest (2008) por Tatsuya Ishida; Khaos-Komix (2007-2012) por Tab Kimpton; YU + ME: dream (2004); I was kidnapped by lesbian pirates from outer space (2006-2011) de Megan Rose Gedris; e The Gay Monsters (2007) de Andy Bauer. A representação de diferentes subjetividades, em um gênero popular como webcomic, desafia as convenções sociais tradicionais e populariza ao indivíduo a aceitação de sua própria sexualidade.Citas
BEAUVOIR, Simone de. The Second Sex. Trans. and Ed. by H.M. Parshley. New York: Vintage Books, 1974.
BOLTER, David Jay. Writing Space, Computers, Hypertext and the Remediation of Print. London: Georgia Institute of Technology, 2001.
BORRÁS, Laura, Textualidades electrónicas: nuevos escenarios para la literatura. Barcelona: Editorial UOC, 2005.
BOLUK, Stephanie. Anthological and Archaeological Approaches to Digital Media: A Review of Electronic Literature and Prehistoric Digital Poetry. Postmodern Culture, v. 19.2 (2009): n/p. Project Muse. Web. 15 March 2012.
BRAIDOTTI, Rosi. Cyberfeminism with a difference. Women Studies Utrecht Webpage. Web. 31 August 2011.
BUTLER, Judith. Bodies that Matter: on the Discursive Limits of «Sex». London: Routledge, 1993.
BUTLER, Judith. Gender trouble: Feminism and the Subversion of Identity. London: Routledge, 1990.
BUTLER, Judith. Undoing Gender. New York & London: Routledge, 2004.
BUTLER, Judith. Precarious Life: The Powers of Mourning and Violence, New York & London: Verso, 2006.
Electronic Literature Organization. 2001. Web. 31 August 2011. http://eliterature. org/
JOHNSTON, ANTONY and BEN Templesmith. After Days of Passion. 2005. Webcomic. Web 3 March 2012.
ISHIDA, Tatsuya. SinFest. Webcomic. Web. 3 March 2012.
KIMPTON, Tab, Khaos Komix. Web 3 March 2012.
Portal de Biblioteca Cervantes Virtual. Web. 3 March 2012. http://bib.cervantesvirtual.com/portal/literaturaelectronica/
SCHERB, Sarra. Reading Between the Pixels: Webcomics in Context and the Morning Serial Exhibition. Web. 3 March 2012.
GEDRIS, Megan Rose. YU+ME:dream (2004).
GEDRIS, Megan Rose. I Was Kidnapped By Lesbian Pirates From Outer Space (2006-2011). Web. 3 March 2012.
SOTELO, Xiana. Intersectionality and Gender Perspective in the Virtual Communities of Social Networks: Critical Perspectives. From López-Varela, Asunción & Net, Mariana. Real and Virtual Cities: Intertextual and Intermedial Mindscapes. Bucharest: Univers Enciclopedic. 2009: 235-253.
TURNER-MAIER, Jason. When Serious Things Happen in Funny Webcomics. Web 3. March 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional permite a cópia e a redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, assim como adaptações, para quaisquer fins, inclusive comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.