Gênero e performatividade em Webcomics
DOI :
https://doi.org/10.5007/1807-9288.2019v15n1p79Résumé
A remediação de quadrinhos para webcomics e quadrinhos animados em flash será explicada destacando os modos audiovisuais que eles compartilham com obras de literatura eletrônica. Além de enfatizar as mudanças nos processos de leitura, publicação e comercialização, o objetivo principal deste artigo é comparar os papéis de gênero em personagens de webcomics com as teorias de performatividade e desnaturalização de Judith Butler. Neste estudo, a liberdade da autora, para lidar com temas polêmicos, como sexualidade e gênero, é vista como uma possibilidade de exploração de questões de gênero e queer que não foram levadas em consideração em pesquisas anteriores. Quatro webcomics sobre questões de gênero serão analisados enfatizando os conceitos de Judith Butler: The Sisterhood story de SinFest (2008) por Tatsuya Ishida; Khaos-Komix (2007-2012) por Tab Kimpton; YU + ME: dream (2004); I was kidnapped by lesbian pirates from outer space (2006-2011) de Megan Rose Gedris; e The Gay Monsters (2007) de Andy Bauer. A representação de diferentes subjetividades, em um gênero popular como webcomic, desafia as convenções sociais tradicionais e populariza ao indivíduo a aceitação de sua própria sexualidade.Références
BEAUVOIR, Simone de. The Second Sex. Trans. and Ed. by H.M. Parshley. New York: Vintage Books, 1974.
BOLTER, David Jay. Writing Space, Computers, Hypertext and the Remediation of Print. London: Georgia Institute of Technology, 2001.
BORRÁS, Laura, Textualidades electrónicas: nuevos escenarios para la literatura. Barcelona: Editorial UOC, 2005.
BOLUK, Stephanie. Anthological and Archaeological Approaches to Digital Media: A Review of Electronic Literature and Prehistoric Digital Poetry. Postmodern Culture, v. 19.2 (2009): n/p. Project Muse. Web. 15 March 2012.
BRAIDOTTI, Rosi. Cyberfeminism with a difference. Women Studies Utrecht Webpage. Web. 31 August 2011.
BUTLER, Judith. Bodies that Matter: on the Discursive Limits of «Sex». London: Routledge, 1993.
BUTLER, Judith. Gender trouble: Feminism and the Subversion of Identity. London: Routledge, 1990.
BUTLER, Judith. Undoing Gender. New York & London: Routledge, 2004.
BUTLER, Judith. Precarious Life: The Powers of Mourning and Violence, New York & London: Verso, 2006.
Electronic Literature Organization. 2001. Web. 31 August 2011. http://eliterature. org/
JOHNSTON, ANTONY and BEN Templesmith. After Days of Passion. 2005. Webcomic. Web 3 March 2012.
ISHIDA, Tatsuya. SinFest. Webcomic. Web. 3 March 2012.
KIMPTON, Tab, Khaos Komix. Web 3 March 2012.
Portal de Biblioteca Cervantes Virtual. Web. 3 March 2012. http://bib.cervantesvirtual.com/portal/literaturaelectronica/
SCHERB, Sarra. Reading Between the Pixels: Webcomics in Context and the Morning Serial Exhibition. Web. 3 March 2012.
GEDRIS, Megan Rose. YU+ME:dream (2004).
GEDRIS, Megan Rose. I Was Kidnapped By Lesbian Pirates From Outer Space (2006-2011). Web. 3 March 2012.
SOTELO, Xiana. Intersectionality and Gender Perspective in the Virtual Communities of Social Networks: Critical Perspectives. From López-Varela, Asunción & Net, Mariana. Real and Virtual Cities: Intertextual and Intermedial Mindscapes. Bucharest: Univers Enciclopedic. 2009: 235-253.
TURNER-MAIER, Jason. When Serious Things Happen in Funny Webcomics. Web 3. March 2012.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs publiant dans Texto digital donnent leur accord aux dispositions suivantes :
1. Ils conservent les droits d'auteur pour les publications ultérieures, tout en accordant à Texto digital les droits pour la première publication selon les termes de la Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international.
2. La Licence Creative Commons - Attribution 4.0 international permet de copier et de redistribuer le matériel sur tout support ou format, ainsi que faire des adaptations, pour toute finalité.
3. Il est autorisé aux auteurs d’assumer d’autres engagements visant à la distribution de la version du document publié par Texto digital dans d’autres plate-formes, tels un répositoire institutionnel ou même un livre collectif, pourvu qu’on y fasse informer explicitement les références de la publication originale dans notre revue.