Os destaques das pesquisas sobre interpretação de língua de sinais no contexto acadêmico da interpretação comunitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2010v2n26p13Resumo
Durante as últimas décadas, os acadêmicos da Interpretação de Língua de Sinais (ILS) têm criado um crescente campo de pesquisa. Esse trabalho cobre um vasto leque de tópicos, desde uma perspectiva psicolingüística até sociolingüística, desde a análise do processo cognitivo no qual estão inseridos os intérpretes de língua de sinais até a análise da estrutura de administração e participação de eventos interpretados, desde estudos orientados lingüisticamente até estudos concentrados nos aspectos ambientais em situações específicas ou várias aplicações do procedimento de interpretação, que têm impacto na fluidez e no resultado do evento interpretado, quer seja esse um trabalho consecutivo ou simultâneo, presencial ou virtual. Além disso, essas contribuições ao nosso entendimento da ILS nem acontecem num vácuo, nem refletem assuntos limitados aos intérpretes de Língua de Sinais (LS). Esse artigo considera estudos seminais no campo de pesquisa da ILS e os contextualiza dentro da estrutura contextual ampla de pesquisa em torno da Interpretação Comunitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).