Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos de Tradução?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para a apresentação do texto

Os trabalhos recebidos, que poderão estar escritos em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português, devem:

1)  ser inéditos;

2) apresentar título na língua do artigo e em inglês (obrigatoriamente);

3) a primeira lauda deve iniciar com o título em português (ou na língua estrangeira do texto,  caso o artigo seja todo escrito em língua estrangeira);

4) o cabeçalho deve ser seguido pelo resumo do artigo, expressando de forma clara, a ideia do trabalho. Apresentar um resumo de até 200 palavras, na língua do artigo (alemão, espanhol, francês, italiano ou português) e em seguida o título em inglês e respectivo resumo-abstract. É obrigatório o resumo em inglês;

5) o artigo deverá conter até 5.000 palavras ou de 2.000 a 4.000 para resenhas e resenhas de tradução

6) os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração: espaço (1,5), corpo 12, tipo Times News Roman, em documento word.

7) os textos em língua portuguesa deverão ser redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022, de maio de 2003. Nos artigos em língua estrangeira deverão ser utilizadas as normas MLA. Para artigos traduzidos para a língua portuguesa poderão ser utilizadas tanto as normas ABNT quanto MLA;

8) as citações no corpo do texto deverão ser redigidas de acordo com o padrão estilístico correspondente a cada norma MLA ou ABNT. Favor consultar Normas. Para ABNT temos: Citação NBR10520, Referência NBR6023, ambas de 2002.

Importante:

- Tudo o que for citado ao longo do texto deve estar obrigatoriamente na lista de obras ao final do artigo (Referências)

- Na lista de referências somente devem constar obras citadas diretamente (não incluir outras obras que não tenham sido citadas).

Sempre que obras traduzidas forem citadas ao longo do texto, o autor deve inseri-las na seção de referências (ao final dos artigos) e, obrigatoriamente, mencionar o nome (s) do tradutor (es) de tais obras, de acordo com o modelo abaixo:

SCHLEIERMACHER, Friedrich. Sobre los diferentes métodos de traducir. Traducción y comentario de Valentín García Yebra. Madrid: Gredos, 2000. 143 p. Edición bilingüe.

9) as palavras-chave devem vir logo abaixo do resumo.  Textos em língua estrangeira ou português deverão ser seguidos por palavras-chave na língua do resumo, (alemão, espanhol, francês ou italiano) e também adicionado um resumo em inglês, com palavras-chave nesta língua. Em ambos os casos, devem ser separadas por "ponto final". Sugere-se a utilização de três a cinco termos;

10) os textos não deverão ser paginados e deve-se evitar o uso excessivo de sublinhados e/ou negrito;

11) os textos deverão apresentar apenas Notas de rodapé que  devem ser indicadas por notas numeradas.

12) todas as figuras (desenhos, gráficos, tabelas, fotos, etc.) devem figurar no corpo do artigo, no local designado a  elas. Não enviar separadamente como documento suplementar.

No caso de inserção de imagens a responsabilidade pelo encaminhamento dos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores. A revista não se responsabiliza pelas imagens enviadas (conforme condição de submissão que deverá ser aceita pelo autor no ato da submissão via portal).

13) A revisão gramatical e ortográfica dos textos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Os textos serão submetidos aos Conselhos Editorial e Consultivo da revista e serão analisados atendendo à periodicidade da publicação. Caberá aos Conselhos decidir sobre a aceitação ou não do trabalho, e fazer sugestões relativas tanto à apresentação quanto às exigências editoriais. Os textos que não estiverem de acordo com as Normas Editoriais serão devolvidos para que sejam feitas as devidas alterações

- A revista não se responsabiliza pelos conceitos, ideias e opiniões emitidas pelos autores, sendo de total responsabilidade dos mesmos.

Atenção ao preencher o formulário no portal:

-Lista de Autores e Afiliação (Nomes completos, sem abreviaturas. Deve estar na ordem a ser usada na publicação).

-No campo de biografia deve ser indicada a afiliação: Indicar a formação profissional, o maior título e o vínculo profissional detalhando função/cargo, Programa, Departamento e Instituição com Cidade, Estado e País.

 


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Declaração para uso de imagens

    Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na  Revista  "Cadernos de Tradução", ISSN 2175-7968, no âmbito do Portal de Periódicos da UFSC, indexada no Portal SCIELO.

    No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais  - Art. 46 da Lei de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo,  assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais. 

  2. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  4. O texto está em espaço 1,5;  com figuras e tabelas inseridas no texto, no espaço designado a elas (e não ao final do artigo)

  5. Declaração de Conflito de Interesses

    Se não houver conflito de interesses, o autor deve assim declarar e assinalar este campo: 

     "Eu declaro que não tenho nenhum interesse comercial ou associativo que represente conflito de interesses em conexão ao trabalho submetido".

     

    Observação: Há conflito de interesses quando um autor (ou a instituição do autor), revisor, parecerista ou editor tem relações financeiras ou pessoais que influenciem de forma inapropriada (viés) suas ações.

    Quando houver algum relacionamento entre os autores e entidade pública ou privada que pode acarretar algum conflito de interesses, esta possibilidade deve ser declarada na página título do manuscrito e no espaço destinado a comunicação com o editor durante a submissão.

    Os revisores também enviarão uma "Declaração de Conflito de Interesses" sempre que avaliarem uma submissão.

  6. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word

  7. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista (caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor").

  8. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com  reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista)

 

 
 
 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.