A experiência de adaptar um dicionário: um relato sobre a coordenação lexicográfica do “dicionário seleções de português: século XXI”, versão brasileira de “family word finder”

Autores

  • Maria Elisa Silveira Fundação Oswaldo Cruz editoria de texto da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2013v2n32p119

Palavras-chave:

Metalexicografia, Dicionário de sinônimos e antônimos, Versão brasileira.

Resumo

Este trabalho propõe-se a compartilhar a experiência de elaboração do “Dicionário Seleções de português – século XXI: um guia da língua portuguesa com significados, sinônimos e antônimos” (2011), versão brasileira de “Family Word Finder” (2006), cuja coordenação lexicográfica coube a esta autora. O projeto pautou-se pela manutenção das características da obra original: um dicionário de sinônimos e antônimos, voltado para toda a família, com informações complementares sobre etimologia, curiosidades sobre palavras, citações, esclarecimentos de dificuldades gramaticais. Neste texto, comentam-se o planejamento da versão brasileira, a composição da equipe, os critérios para fixação da nomenclatura, a distribuição das tarefas entre os lexicógrafos e a elaboração do manual de redação e estilo. Destacam-se as adaptações feitas respeitando-se o caráter enciclopédico e atualizado da obra.

Biografia do Autor

Maria Elisa Silveira, Fundação Oswaldo Cruz editoria de texto da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos

possui graduação em Letras Português-Inglês (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em lexicografia, análise crítica do discurso e estudos culturais de gênero, e também na produção de mídia voltada para educação. Nos últimos anos, tem tido interesse em documentação, vocabulário controlado e terminologia, especialmente, em ciências da saúde. Atualmente, trabalha como editora de texto na revista 'História, Ciências, Saúde - Manguinhos' (Fundação Oswaldo Cruz). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail:ma.elisa.silveira@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-08-07

Edição

Seção

Artigos