Os desafios de traduzir Flaubert e Zola na Inglaterra vitoriana

Autores

  • Denise Merkle Université de Moncton
  • Tradução de: Aída Carla Rangel de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2015v35n2p326

Resumo

Na era vitoriana tardia, o campo da publicação, dividido entre público (circulating libraries, como a Mudie’s Select Library) e privado (sociedades literárias secretas, como The Lutetian Society), estava no centro de profundas transformações sociais relacionadas à alfabetização. A estrutura hierárquica do campo revela o grau com o qual o discurso era tradicionalmente controlado na Grã-Bretanha, alinhado com a rígida estrutura de classes do país. Esta realidade marca um nítido contraste com a visão geralmente aceita de que a Grã-Bretanha representa historicamente um modelo de livre expressão e de valores democráticos. O presente artigo explica que a maioria de moral burguesa, preocupada em proteger a integridade moral dos novos leitores alfabetizados da classe trabalhadora e das mulheres leitoras de todas as classes desejava dominar o flagelo da pornografia, com a crença de ser promovida por estrangeiros libertinos e aristocratas britânicos. Com o intuito de evitar perseguição, editores e tradutores precisavam considerar não somente padrões de expectativas do leitor, mas também as restrições discursivas alinhadas com os valores vitorianos. Um exemplo de editor que superestimou o grau de liberdade de expressão foi Henry Vizetelly, que tentou abastecer as classes trabalhadoras e as mulheres leitoras com traduções de trabalhos de Zola e Flaubert. Madame Bovary não foi banido pelas autoridades, ao passo que muitos romances de Zola o foram. 

Biografia do Autor

Denise Merkle, Université de Moncton

Denise Merkle possui bacharelado em Estudos Franceses pela York University de Toronto e mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade de Montréal. Doutorou-se em Estudos Franceses pela Queen’s University em Ontario, Canadá. Atualmente é professora titular em Estudos da Tradução da Université de Moncton, Canadá. Foi presidente da Associação Canadense de Tradutologia entre 2001 e 2004. É membro do comité de redação do periódico TTR (Traduction, Terminologie, Rédaction). Seus temas de pesquisa incluem tradução literária, tradução e interculturalidade, tradução e recepção, história da tradução, censura, reescrita e tradução. Moncton,  New Brunswick, Canadá.

 

 

Tradução de: Aída Carla Rangel de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Aída Carla Rangel de Sousa, tradutora deste artigo, possui bacharelado em Língua e literatura francesas pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle) e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. E-mail:aidacarlarangel@gmail.com.

Referências

ANONYME, « Vizetelly and Zola : The Paper Which First Introduced Zola to the English Masses », Star (2 November), 1888, p. 2.

ATKINSON J., « ‘The Most Thrilling and Fascinating Book of the Century’: Marketing Gustave Flaubert in Late Nineteenth-Century England », K. MACDONALD et C. SINGER (dir.), Transitions in Middlebrow Writing, 1880-1930, Houndmills (Basingstoke, Hampshire), Palgrave MacMillan, 2015, p. 163-182.

BAER B., « Literary Translation in the Age of the Decembrists : The Birth of Productive Censorship in Russia », D. MERKLE, C. O’SULLIVAN, L. VAN DOORSLAER et M. WOLF (dir.), The Power of the Pen: Translation and Censorship in Nineteenth-century Europe, Wien et Münster, Lit Verlag, 2010, p. 213-239.

BAKKER B., Correspondance, tome V 1884-1886, Montréal, Presses de l’Université de Montréal et Paris, CNRS, 1985.

BONNETAIN P., ROSNY J.-H., DESCAVES L., MARGUERITE P., GUICHES G., Manifeste des Cinq : La Terre, à Émile Zola, sans date. En ligne : http://www.berlol.net/chrono/des5.htm. Page consultée le 28 juillet 2015.

BOURDIEU P., Ce que parler veut dire, Paris, Librairie Arthème Fayard, 1982.

BOURDIEU P., Le sens pratique, Paris, Éditions de Minuit, 1980.

BOURDIEU P., La distinction. Critique sociale du jugement, coll. « Le sens commun », Paris, Éditions de Minuit, 1979.

CLOAREC N. et É. DARDENNE, « Censorship v. Freedom of Speech in English-speaking Countries. Cultural, Political and Historical Pespectives », Revue LISA/LISA-ejournal [En ligne], vol. XI, no 1, 2013, mis en ligne le 30 mai 2013 à https://lisa.revues.org/5171. Page consultée le 28 juillet 2015.

COLLIGAN C., « Obscenity and Empire: England’s Obscene Print Culture in the Nineteenth Century » [thèse inédite], Kingston (ON), Queen’s University, 2002.

COUSTILLAS P. (dir. et intro.), Literature at Nurse, or Circulating Morals: A Polemic on Victorian Censorship, Sussex, The Harvester Press Limited, 1976.

DEANE S., « Flaubert and the retranslation of Madame Bovary », Flaubert, Revue critique et génétique [En ligne], vol. 6, 2011, mis en ligne le 30 janvier 2012. Page consultée le 28 juillet 2015. URL : http://flaubert.revues.org/1538.

ELLIS H., « Introduction » dans Germinal, London, J. M. Dent & Sons Ltd, 1933, pp. vii-ix.

ELLIS H., « Eleanor Marx II », Adelphi, vol. 11, 1 octobre 1935, p. 32-41.

FALCONER G., « Madame Bovary and the Translators », P. Bhatt (dir.), Significations: Essays in honour of Henry Schogt, Toronto, Canadian Scholars Press, 1997, 41-50.

FLORENCE R., Marx’s Daughters, New York, Dial Press, 1975.

FOUCAULT M., « L’Occident et la vérité du sexe », Le Monde, no 9885, 5 novembre 1976, p. 24. En ligne : http://1libertaire.free.fr/MFoucault218.html. Page consultée le 28 juillet 2015.

FRESHWATER H., « Towards a Redefinition of Censorship », B. MÜLLER (dir.), Censorship & Cultural Regulation in the Modern Age, Amsterdam et New York, Rodopi, 2004, p. 225-245.

GOLDSTEIN R. J., « A Land of Relative Freedom: Censorship of the Press and the Arts in the Nineteenth Century (1815-1914) », P. HYLAND et N. SAMMELLS (dir.), Writing and Censorship in Britain, London, Routledge, 1992, p. 125-140.

HJØRNAGER PEDERSEN V., « Self-censorship in Victorian Translations of Hans Christian Anderson », T. SERUYA et M. L. MONIZ (dir.), Translation and Censorship in Different Times and Landscapes, Newcastle, Cambridge Scholars Publishing, 2008, p. 308-318.

JAMES H., « Gustave Flaubert », Madame Bovary, London, Appleton & Company, 1902, p. v-xliii.

JAMES H., « Émile Zola » (1903), Veeder et Griffin (dir.), The Art of Criticism: Henry James on the Theory and the Practice of Fiction, Chicago, University of Chicago Press, 1986, p. 423-458.

KAPP Y., Eleanor Marx: Volume II, The Crowded Years (1884-1898), London, Lawrence and Wishart, 1976.

KING G., Garden of Zola (Émile Zola and his Novels for English Readers), New York, Barnes & Noble, 1978.

LEFEVERE A., « Translations and Other Ways in Which One Literature Refracts Another », Symposium, vol. 38, no 2, 1984, p. 127-142.

LETHBRIDGE R., « Zola and England », Bulletin of the Emile Zola Society, no 10 (April) 1993, pp. 3-13.

MARX-AVELING E., « Introduction », Madame Bovary, traduction d’E. MARX-AVELING, London, Vizetelly & Co, 1886, vii-xxii.

MERKLE D., « M. French Sheldon, Translator of Gustave Flaubert’s Salammbô: Transauthorship and the Mechanics of Censorship in Late-Victorian Britain », D. MERKLE, C. O’SULLIVAN, L. VAN DOORSLAER et M. WOLF (dir.), The Power of the Pen: Translation and Censorship in Nineteenth-century Europe, Wien et Münster, Lit Verlag, 2010, p. 97-118.

MERKLE D., « Secret Literary Societies in Late Victorian England », M. TYMOCZKO (dir.), Translation, Resistance, Activism, Amherst et Boston, University of Massachussets Press, 2010, p. 108-128.

MERKLE D., « Vizetelly & Company as (ex)Change agent: Towards the Modernization of the British Publishing Industry », J. MILTON et P. BANDIA (dirs.), Agents of Translation, Amsterdam et Philadelphia, John Benjamins, 2009, p. 85-106.

MERKLE D., « Germinal en Grande-Bretagne de 1884 à 1895 : de l’esthétique dominée à l’esthétique dominante », Cahiers naturalistes, no 81, 2007, pp. 197-210.

MERKLE D., « Towards a Sociology of Censorship: Translation in the Late-Victorian Publishing Field », M. WOLF (dir.), Übersetzen – Translating – Traduire: Towards a “Social Turn”?, Wien et Münster, Lit Verlag, 2006, p. 35-44.

MERKLE D., « The Lutetian Society », TTR, vol. 16, no 2, 2003, pp. 73-101.

MERKLE D., « Émile Zola devant la censure britannique », TTR, vol. 7, no 1, 1994, p. 77-91.

MULLIN K., « Pernicious Literature: Vigilance in the Age of Zola (1886-1899) », D. BRADSHAW et R. POTTER (dir.), Prudes on the Prowl: Fiction and Obscenity in England, 1850 to the Present, Oxford, Oxford University Press, 2013, pp. 30-51.

NÍ CHUILLEANÁIN E., C. Ó CUILLEANÁIN et D. PARRIS (dir.), Translation and Censorship. Patterns of communication and interference, Dublin, Four Courts Press, 2009.

(The) NATIONAL VIGILANCE ASSOCIATION (NVA), Pernicious Literature. Debate in the House of Commons. Trial and Conviction for Sale of Zola’s Novels. With Opinions of the Press, Strand, London, The National Vigilance Association, 1889.

O’SULLIVAN C., « Margin and the Third-person Effect in Bohn’s Extra Volumes », D. MERKLE, C. O’SULLIVAN, L. VAN DOORSLAER et M. WOLF (dir.), The Power of the Pen: Translation and Censorship in Nineteenth-century Europe, Wien et Münster, Lit Verlag, 2010, p. 119-142.

NELSON J. G., Publisher to the Decadents, Pennsylvania Park, The Pennsylvania State University Press, 2000.

PAGÈS A., La bataille littéraire (Essai sur la réception du naturalisme à l’époque de Germinal), Paris, Séguier, 1989.

RĂDULESCU A., « Entre censure et autocensure littéraire en Roumanie : L’odyssée d’un journal intime à l’époque communiste », TTR, vol. 23, no 2, 2010, p. 23-52.

ROBERTS M. J. D., « Blasphemy, Obscenity and the Courts: Contours of Tolerance in Nineteenth-century England », P. HYLAND et N. SAMMELLS (dir.), Writing and Censorship in Britain, London, Routledge, 1992, p. 141-153.

ROBERTSON G., Q.C., Freedom, the Individual and the Law, London, Penguin, 1989.

SIMON S., Gender in Translation, Cultural Identity and the Politics of Transmission, London et New York, Routledge, 1996.

SIMON S. (dir.), Numéro thématique : « Traduction engagée/Translation and Social Activism », TTR, vol. 18, no 2, 2005.

SPEIRS D. et PORTEBOIS Y., Mon cher Maître, lettres d’Ernest Vizetelly à Émile Zola, Montréal, les Presses de l’Université de Montréal, 2002.

STEINER G., Après Babel: Une poétique du dire et de la traduction, traduction de L. LOTRINGER, Paris, Albin Michel, 1978.

THOMAS D., A Long Time Burning: The History of Literary Censorship in England, London, Routledge et Kegan Paul Ltd., 1969.

TOMASZKIEWICZ T., « La traduction des textes déjà censurés », TTR, vol. 15, no 2, 2002, p. 171-189.

TSUZUKI C., The Life of Eleanor Marx 1855-1898, London, Oxford University Press, 1967.

TYMOCZKO M. (dir.), Translation, Resistance, Activism, Amherst, MA, University of Massachusetts Press, 2010.

TYMOCZKO M. et E. GENTZLER (dir.), Translation and Power, Amherst et Boston, University of Massachusetts Press, 2002.

WOLF M., « Censorship as Cultural Blockage: Banned Literature in the Late Habsburg Monarchy », TTR, vol. 15, no 2, 2002, p. 45-62.

WOODS M., Censoring Translation: Censorship, Theatre, and the Politics of Translation, London et New York, Continuum, 2012.

Downloads

Publicado

11-08-2015

Como Citar

Merkle, D., & Rangel de Sousa, T. de: A. C. (2015). Os desafios de traduzir Flaubert e Zola na Inglaterra vitoriana. Cadernos De Tradução, 35(2), 326–387. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2015v35n2p326

Edição

Seção

Artigos traduzidos