Dwyer, Tessa. Speaking in subtitles. Revaluing screen translation. Edinburgh (UK): Edinburgh University Press, 2017, 240 p.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39n3p333Resumo
Tessa Dwyer Speaking in subtitles. A reavaliação da tradução de tela trata principalmente da idéia de "errância" na tradução audiovisual, especialmente na legendagem. O livro é dividido em duas partes, e cada uma dessas partes subdividida em três capítulos. Antes de ler este livro, parecia que eu estava fazer uma viagem de inúmeras terminologias relacionadas ao campo da tradução, mas o autor consegue mostrar alguns fatos interessantes sobre a evolução do que era apenas uma prática de tradutores em uma área acadêmica cheia de sutilezas. Estudos como as noções de fidelidade e respeito ao texto original. Através desse debate, a autora questiona a noção do que deve ser considerado certo ou errado na tradução. Ela tenta desconstruir o chamado caminho certo para traduzir um produto audiovisual, introduzindo a idéia de “errância” e quão inevitável pode ser em algumas formas de tradução audiovisual, como “fan subtbing”, uma maneira clandestina e ilegal criar legendas, e algumas vezes consideradas inferiores às legendas oficiais produzidas pelos tradutores, mas uma ferramenta poderosa para tornar os produtos audiovisuais acessíveis ao público que não conhece uma língua estrangeira.Referências
Dwyer, Tessa. Speaking in subtitles. Revaluing screen translation. Edinburgh (UK): Edinburgh University Press, 2017, 240 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).