Métodos on-line em psicolinguística: a tarefa labirinto (maze task)

Autores

  • Cândido Samuel Fonseca de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2020v40nesp2p217

Palavras-chave:

Tarefa Labirinto, Método Experimental, Psicolinguística

Resumo

Muitas pesquisas na área da psicolinguística e outras subáreas da linguística envolvem análises de tempo de reação (TR) de seres humanos ao lerem determinadas estruturas linguísticas. Esses TRs são utilizados como indicativos da dificuldade de se processar diferentes unidades linguísticas. Para coletar esse tipo de informação dois métodos são bastante utilizados: o rastreamento ocular (Rayner) e a leitura auto-monitorada (Mitchell (a)). No entanto, os dados obtidos por esses métodos podem conter ruídos que tornam as análises dos resultados mais complexas. Neste trabalho, vamos apresentar uma outra opção de método experimental de leitura que parece mitigar esses ruídos: a tarefa labirinto ou maze task (Forster; et al.).
Os proponentes dessa técnica experimental defendem que os dados que ela gera são menos ruidosos pois ela inibe efeitos spill-over, diminui as possibilidades de estratégias de leitura e exige um alto nível de atenção por parte dos participantes. Assim, os dados são encontrados na região esperada e perguntas de compreensão não são necessárias. Descrevemos
nesse artigo alguns dos primeiros estudos que utilizaram essa técnica. Os resultados desses trabalhos corroboram o seu potencial metodológico, já que demonstram que a tarefa gerou dados localizados convergentes com efeitos de processamento previamente observados na literatura.

Biografia do Autor

Cândido Samuel Fonseca de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui licenciatura em língua inglesa (2010), mestrado (2013) e doutorado (2016) em estudos linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante a graduação, realizou um intercâmbio acadêmico com duração de um semestre na University of Wisconsin (EUA) e durante o doutorado realizou um estudo de campo na City University of New York (EUA) também com duração de um semestre. Participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa da Fullbright na St. John's University (EUA). Atualmente é professor de língua inglesa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG) . Possui experiência com ensino de língua inglesa presencial e a distância e é embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística no CEFET-MG. Desenvolve trabalhos na área de linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) aprendizibilidade na aquisição da L2, (2) processamento linguístico na L2 e (3) métodos experimentais em estudos linguísticos.

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Publicado

2020-12-07