A estética teatral futurista em Parole, de Remo Chiti: uma tradução crítica

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39n2p48

Resumo

Através da realização de uma tradução crítica, indagaremos a natureza estética do texto teatral Parole de Remo Chiti. Questionaremos de qual maneira o texto apresenta as características inerentes à estética do movimento futurista italiano, mais especificamente do teatro sintético futurista, ao qual não apenas está vinculado, mas é apresentado como exemplo de sua expressão estética na revista italiana Sipario em seu volume duplo dedicado ao futurismo. O texto fonte, Parole, apresenta-se em língua italiana e será traduzido para o português brasileiro. Tendo em vista ser a tradução uma tarefa delicada e complexa, utilizaremos sobretudo as teorias da tradução de textos teatrais apresentadas por Patrice Pavis (2008) e Susana Bassnet (2003). Refletiremos sobre as principais afirmações contidas nos seguintes manifestos futuristas: O teatro futurista sintético (1915) e Manifesto dos dramaturgos futuristas (1911). As versões dos manifestos utilizados no artigo apresentam-se originalmente em italiano e os excertos inseridos serão pessoalmente traduzidos.

Biografia do Autor

Camila Beatriz Nardelli, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Camila Beatriz Nardelli, atualmente é mestranda do curso de Pós- Graduação em Teatro Acadêmico da UDESC. Graduada em Bens Culturais com ênfase na História do Teatro e da Música pela Universidade Italiana de Trento. Realizou um curso de 3 anos (300 horas) de Interpretação e Dicção na Academia de Espetáculos e Comunicação "Spazio 14" em Trento, Itália. Tem experiência nas áreas de interpretação, crítica da arte, estética, crítica teatral e canto.

Referências

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Publicado

28-05-2019

Como Citar

Nardelli, C. B. (2019). A estética teatral futurista em Parole, de Remo Chiti: uma tradução crítica. Cadernos De Tradução, 39(2), 48–70. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39n2p48

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Artigos