O ensino de gramática e as articulações teórico-metodológicas da prática de análise linguística
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n2p50Resumo
Este artigo discute aspectos teórico-práticos relacionados ao ensino de gramática na educação básica brasileira. Parte-se de uma discussão acerca dos diferentes tipos de gramática que podem ser considerados quando se trata do trabalho com língua materna para, em seguida, chegar aos princípios da prática de Análise Linguística (AL), compreendida como uma atividade de reflexão sobre as diferentes dimensões que compõem a língua em uso. A AL oferece uma proposta de ensino em consonância com uma visão de linguagem interacionista e, pode, portanto, contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos sujeitos. Autores como Bakhtin (2006, (2013), Antunes (2003, 2007, 2014), Bezerra e Reinaldo (2013), Wachowicz (2010) e Mendonça (2006), constituem a base teórica deste estudo. Também as recomendações oficiais de ensino (BRASIL, 1998, 2000, 2002, 2006) são consideradas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.