O ensino de gramática e as articulações teórico-metodológicas da prática de análise linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n2p50

Resumo

Este artigo discute aspectos teórico-práticos relacionados ao ensino de gramática na educação básica brasileira. Parte-se de uma discussão acerca dos diferentes tipos de gramática que podem ser considerados quando se trata do trabalho com língua materna para, em seguida, chegar aos princípios da prática de Análise Linguística (AL), compreendida como uma atividade de reflexão sobre as diferentes dimensões que compõem a língua em uso. A AL oferece uma proposta de ensino em consonância com uma visão de linguagem interacionista e, pode, portanto, contribuir para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos sujeitos. Autores como Bakhtin (2006, (2013), Antunes (2003, 2007, 2014), Bezerra e Reinaldo (2013), Wachowicz (2010) e Mendonça (2006), constituem a base teórica deste estudo. Também as recomendações oficiais de ensino (BRASIL, 1998, 2000, 2002, 2006) são consideradas.

Biografia do Autor

Andréia Rutiquewiski Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba

É Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente, está em Pós-Doutoramento na Università del Salento/Itália. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, sintaxe e semântica.

Sueder Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Graduado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE). Graduado em Letras – Português/Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É membro do Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem e Estudos dos Sons da Fala.

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Publicado

2018-01-13

Edição

Seção

Gramática e Escola