Concepções de alfabetização nas DCNs e na BNCC: duas linhas paralelas ou convergentes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021e71342

Resumo

As mudanças que o contexto educacional vem passando historicamente aparecem na sociedade contemporânea, sobretudo, no dilema da transição dos documentos norteadores da Educação Básica e em suas concepções de ensino, de sujeito e de alfabetização. Assim, este estudo objetivou fazer uma reflexão teórica e comparativa das concepções de alfabetização no documento Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNs (BRASIL, 2013) com o que se pode encontrar no documento que entrou em vigor em 2019, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2019a). Para tanto, buscou-se subsídios teóricos em pesquisadores consagrados da educação, como Duarte (2001), Mortatti (2006, 2007, 2010), Sebra e Dias (2011), entre outros autores, que têm estudado os métodos de alfabetização e sua hibridização na então chamada sociedade do conhecimento.

Biografia do Autor

Eloise Andréia Dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora efetiva da rede estadual do Paraná há dez anos, graduada em Letras Português na UNICENTRO, Guarapuava, PR (2006); especialista em Literatura e Contemporaneidade, UNICENTRO (2008) e mestranda no PROFLETRAS, UFSC/CCE, Florianópolis, SC, (2019).

Ellen Lisbôa Moreira Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professoraefetivada rede municipal de Biguaçu-SC, graduada em Letras Português na UVA, Rio de
Janeiro, RJ (2006); especialista em Revisão de Texto, AVM (2016) e mestranda no PROFLETRAS,
UFSC/CCE, Florianópolis, SC, (2019).

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Publicado

2021-05-21