Concepções de alfabetização nas DCNs e na BNCC: duas linhas paralelas ou convergentes?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021e71342

Resumen

As mudanças que o contexto educacional vem passando historicamente aparecem na sociedade contemporânea, sobretudo, no dilema da transição dos documentos norteadores da Educação Básica e em suas concepções de ensino, de sujeito e de alfabetização. Assim, este estudo objetivou fazer uma reflexão teórica e comparativa das concepções de alfabetização no documento Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNs (BRASIL, 2013) com o que se pode encontrar no documento que entrou em vigor em 2019, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2019a). Para tanto, buscou-se subsídios teóricos em pesquisadores consagrados da educação, como Duarte (2001), Mortatti (2006, 2007, 2010), Sebra e Dias (2011), entre outros autores, que têm estudado os métodos de alfabetização e sua hibridização na então chamada sociedade do conhecimento.

Biografía del autor/a

Eloise Andréia Dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora efetiva da rede estadual do Paraná há dez anos, graduada em Letras Português na UNICENTRO, Guarapuava, PR (2006); especialista em Literatura e Contemporaneidade, UNICENTRO (2008) e mestranda no PROFLETRAS, UFSC/CCE, Florianópolis, SC, (2019).

Ellen Lisbôa Moreira Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professoraefetivada rede municipal de Biguaçu-SC, graduada em Letras Português na UVA, Rio de
Janeiro, RJ (2006); especialista em Revisão de Texto, AVM (2016) e mestranda no PROFLETRAS,
UFSC/CCE, Florianópolis, SC, (2019).

Citas

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Publicado

2021-05-21