Apresentação

Autores

  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins
  • Rodrigo Acosta Pereira Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0148-8725
  • Rosângela Hammes Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021e80781

Resumo

Ao darmos sequência à publicação do número temático: Pesquisas em Linguística Aplicada: o ensino e a aprendizagem das práticas de linguagem em língua portuguesa na Educação Básica, apresentamos, com grande satisfação, os artigos que comporão sua segunda parte.

Biografia do Autor

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós-doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/Porto Nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/Araguaina). Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada. É coordenadora do projeto de pesquisa: A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem (UFT) e do Grupo de pesquisa: Práticas de Linguagens (UFT/CNPq). É membro dos Grupos de Pesquisa: Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (Unicamp) e Interação e Escrita (www.escrita.uem.br). Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL. Atua na área de Linguística Aplicada, nas linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e Formação do Professor de Línguas, investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada.

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada na PUCSP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna na esfera escolar, formação de professores, análise de gêneros do discurso, análise dialógica do(s) discurso(s), escritos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Atua no PIBID - Língua Portuguesa da UFSC. Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC e no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL. Membro efetivo da ABRALIN. Sócio pleno da ALAB. Participou da avaliação de livros didáticos do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental II (2019/2020) e do MEC/PNLD - Projetos de Vida/Ensino Médio (2020-2021).

Rosângela Hammes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

É graduada em Letras - Português: Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Realizou pós-doutorado na UMinho e na UNICAMP. Atualmente, é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Licenciatura em Letras Português, no Programa de Pós-graduação em Linguística e no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras; é Subcoordenadora do Programa de Mestrado Profissional PROFLETRAS/UFSC. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), da UFSC, no grupo de pesquisa Estudos de práticas de linguagem, ensinos, aprendizagem e políticas linguísticas em contextos de multiculturalidade, da UNIOESTE, e no grupo de pesquisa GED - Grupo de Estudos Discursivos, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) no período de 2009 a 2013; vice-presidente da ANPOLL para o biênio 2012-2014; vice-coordenadora (2004-2008) e coordenadora (2008-2012) do Programa de Pós-Graduação em Linguística; coordenadora do Programa PROFLETRAS/UFSC (2013-2015; 2016-2019) e membro do conselho gestor do PROFLETRAS (2013-2015). Participou como avaliadora do PNLD 2018 e como comissão técnica do PNLD 2020. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna português, produção textual, prática de análise linguística, gêneros do discurso, formação de professores, perspectiva dialógica da linguagem, Círculo de Bakhtin.

Downloads

Publicado

2021-05-21