Apresentação

Autores/as

  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins
  • Rodrigo Acosta Pereira Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0148-8725
  • Rosângela Hammes Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021e80781

Resumen

Ao darmos sequência à publicação do número temático: Pesquisas em Linguística Aplicada: o ensino e a aprendizagem das práticas de linguagem em língua portuguesa na Educação Básica, apresentamos, com grande satisfação, os artigos que comporão sua segunda parte.

Biografía del autor/a

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós-doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/Porto Nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/Araguaina). Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada. É coordenadora do projeto de pesquisa: A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem (UFT) e do Grupo de pesquisa: Práticas de Linguagens (UFT/CNPq). É membro dos Grupos de Pesquisa: Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (Unicamp) e Interação e Escrita (www.escrita.uem.br). Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL. Atua na área de Linguística Aplicada, nas linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e Formação do Professor de Línguas, investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada.

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada na PUCSP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna na esfera escolar, formação de professores, análise de gêneros do discurso, análise dialógica do(s) discurso(s), escritos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Atua no PIBID - Língua Portuguesa da UFSC. Membro do NELA - Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada e do Grupo de Estudos no Campo Discursivo na UFSC e no Grupo de Pesquisa Práticas discursivas na contemporaneidade na UFRN. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da ANPOLL. Membro efetivo da ABRALIN. Sócio pleno da ALAB. Participou da avaliação de livros didáticos do MEC/PNLD - Língua Portuguesa/Ensino Fundamental II (2019/2020) e do MEC/PNLD - Projetos de Vida/Ensino Médio (2020-2021).

Rosângela Hammes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

É graduada em Letras - Português: Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Realizou pós-doutorado na UMinho e na UNICAMP. Atualmente, é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Licenciatura em Letras Português, no Programa de Pós-graduação em Linguística e no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras; é Subcoordenadora do Programa de Mestrado Profissional PROFLETRAS/UFSC. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), da UFSC, no grupo de pesquisa Estudos de práticas de linguagem, ensinos, aprendizagem e políticas linguísticas em contextos de multiculturalidade, da UNIOESTE, e no grupo de pesquisa GED - Grupo de Estudos Discursivos, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) no período de 2009 a 2013; vice-presidente da ANPOLL para o biênio 2012-2014; vice-coordenadora (2004-2008) e coordenadora (2008-2012) do Programa de Pós-Graduação em Linguística; coordenadora do Programa PROFLETRAS/UFSC (2013-2015; 2016-2019) e membro do conselho gestor do PROFLETRAS (2013-2015). Participou como avaliadora do PNLD 2018 e como comissão técnica do PNLD 2020. Possui experiência na Educação Básica e no Ensino Superior, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna português, produção textual, prática de análise linguística, gêneros do discurso, formação de professores, perspectiva dialógica da linguagem, Círculo de Bakhtin.

Publicado

2021-05-21