O teste cloze de múltipla escolha na avaliação em compreensão de leitura na língua inglesa: um estudo com mestrandos da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n1p57Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em que foi avaliada a compreensão de leitura em língua inglesa de 69 mestrandos da área de saúde por meio de um teste cloze de múltipla escolha. O teste cloze é uma técnica atualmente utilizada para avaliar a compreensão de leitura nos diversos níveis de escolaridade e sua aceitação por pesquisadores tem sido demonstrada por muitas publicações nacionais e internacionais (KLEIMAN, 1983; SANTOS 2005, 2009; OLIVEIRA 2009; BROWN, 2002, entre outros). A compreensão de leitura requerida pela técnica de cloze envolve, entre outras variáveis, a habilidade do leitor em estabelecer relações entre os elementos do texto e a sua capacidade de desenvolver associações apropriadas entre o conhecimento prévio e a informação impressa (compreensão inferencial e lexical). A possibilidade de utilizar a técnica de cloze para medir a proficiência de inglês como segunda língua é antiga e tem sido considerada por muitos um meio efetivo e prático de avaliar a compreensão de leitura. Assim, pretendemos mostrar como esse teste foi elaborado e aplicado. Também apontaremos os pontos fortes e as limitações desta técnica para avaliação de leitura em língua inglesa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.