Reflexões sobre a acessibilidade linguística dos surdos no curso de Letras Libras do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Autores

  • Janiny Pires Bispo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2022.e84299

Palavras-chave:

Surdos, Acessibilidade linguística, Identidade surda, Política linguística, Interculturalidade

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é analisar a acessibilidade linguística no percurso escolar dos surdos para a compreensão dos desafios da educação deles no ensino superior. Foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, analisada por meio de entrevista semiestruturada com dois alunos surdos do curso de licenciatura em Letras, com habilitação em Libras, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – CFP/UFRB. Dialogamos com autores como Laraia (2001), Gadotti (1998), Perlin (1998), Quadros (1997), Freire (1979), Strobel (2008) e outros. As discussões realizadas neste trabalho possibilitarão problematizar e ressignificar a educação superior para os surdos dessa comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Janiny Pires Bispo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Janiny Pires Seles Bispo é licenciada em pedagogia pela Universidade Pitágoras- Unopar. É licenciada em Letras/Libras pelo Centro Universitário - ETEP. É proficiente em tradução e interpretação em Libras pela Universidade Tuiti /Uníntese-PR. É especialista em Libras e educação para surdos pela Universidade Pitágoras- Unopar. Especialista em Atendimento Educacional Especializado-AEE e educação inclusiva pela Faculdade Faveni. Mestre em Letras: cultura, educação e linguagens - PPGCEL pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Atualmente é tradutora/intérprete de Libras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Tem experiência na área de ensino, com ênfase em Língua brasileira de sinais.

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Publicado

2022-12-19