Educação intercultural, letramentos de resistência e formação docente

Autores

  • Juliana Harumi Chinatti Yamanaka Instituto Federal de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2022.e84332

Palavras-chave:

Educação intercultural, Letramento, Formação de professores

Resumo

No contexto do aprofundamento das exclusões impostas pela crise do capital, educação intercultural, letramento e formação docente se apresentam como alternativas para promoção de identidades diversas, reconhecimento das diferenças, bem como construção de práticas educacionais mais justas e solidárias (FLEURI, 2007). Para tratar dessas questões, apresento o livro Educação intercultural, letramentos de resistência e formação docente. Trata-se de uma coletânea composta por 13 artigos de educadores-pesquisadores que focam em experiências do chão de sala de aula, seja ela do ensino básico ou do ensino superior.

Referências

COSTA, R. D. C.; SANTOS, E. C.; SILVA, K. A. Educação intercultural, letramentos de resistência e formação docente. Campinas: Editora da ABRALIN, 2021.

FLEURI, R. M. Desafios à Educação Intercultural no Brasil. PerCursos, v. 2, p. 1–14, 2007.

YAMANAKA, J. H. C. Resenha. RESENDE, Viviane de Melo. (Org.). Decolonizar os estudos críticos do discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. 202p. ISBN - 978-852170-184-2. Discurso & Sociedad, v. 15, p. 528–535, 2021.

Publicado

2022-12-19