Projeto didático de gênero e produção textual escrita: um estudo de caso a partir do trabalho com o gênero “carta de reclamação”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2020v21n2p209

Resumo

Este artigo analisa o desenvolvimento da produção textual de um aluno de 6º ano do Ensino Fundamental a partir da interação/intervenção docente realizada durante o desenvolvimento de um projeto didático de gênero voltado ao trabalho com o gênero “carta de reclamação”. Com base no marco teórico do Interacionismo Sociodiscursivo, investigamos traços do trabalho docente materializados na correção e na avaliação das produções textuais e seu(s) impacto(s) no desenvolvimento da (re)escrita discente. Os resultados obtidos sugerem que a grade de avaliação possui maior influência nas produções textuais que o trabalho de correção textual-interativa, isto é, as intervenções da professora nos textos.

Biografia do Autor

Caroline Gomes Motta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Licenciada em Letras e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/Capes).

Anderson Carnin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Linguística Aplicada. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

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Publicado

2020-12-10