Promoção da pedagogia afirmativa de gênero nos serviços italianos de educação e cuidado na primeira infância: abordando as necessidades das crianças trans e com gênero expansivo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e100597Palavras-chave:
Crianças trans e com gênero expansivo, Cisnormatividade, Serviços de educação e cuidado na primeira infância, Pedagogia afirmativa de gêneroResumo
O aumento da visibilidade das crianças trans e com gênero expansivo desafia os serviços italianos de educação e cuidado na primeira infância a proporcionar ambientes educativos acolhedores e de apoio. Com base em pesquisas italianas e internacionais, este artigo explora como a cisnormatividade e os estereótipos de gênero podem afetar crianças trans e com gênero expansivo em ambientes de educação e cuidados na primeira infância. O artigo propõe um referencial que reconhece a complexidade da identidade de gênero e oferece estratégias para criar ambientes afirmativos de gênero, fundamentando-se em uma abordagem pedagógica afirmativa de gênero. Ao adotar essa abordagem, os serviços de educação e cuidados na primeira infância podem fortalecer o desenvolvimento de crianças trans e com gênero expansivo, fomentar ambientes educacionais mais acolhedores e equitativos, assim como promover a saúde e a justiça social de gênero no sistema de educação infantil e na sociedade italiana em geral.
Referências
ABBATECOLA, Emanuela, STAGI, Luisa. Pink is the new black. Stereotipi di genere nella scuola dell’infanzia. Torino: Rosemberg & Sellier, 2017.
AUSTIN, Ashley, CRAIG, Shelley L., NAVEGA, Nicole, MCINROY, Lauren B. It’s My Safe Space: The Life-Saving Role of the Internet in the Lives of Transgender and Gender Diverse Youth. International Journal of Transgender Health, vol. 21, n. 1, p. 33–44, 2020.
BARAD, Karen. Performatività della natura. Quanto e queer. Pisa: Edizioni ETS, 2017.
BOCHICCHIO, Vincenzo, PERILLO, Pascal, VALENTI, Antonella, CHELLO, Fabrizio, AMODEO, Anna Lisa, VALERIO, Paolo, SCANDURRA, Cristiano. Pre-service teachers’ approaches to gender-nonconforming children in preschool and primary school: Clinical and educational implications. Journal of Gay & Lesbian Mental Health, vol. 23, n. 2, p. 117-144, 2019.
BØRVE, Hege Eggen; BØRVE, Elin. Rooms with gender: physical environment and play culture in kindergarten. Early Child Development and Care, vol. 187, n. 5-6, p. 1069-1081, 2017.
BURGIO, Giuseppe, SANTAMBROGIO, Alessia Ale*. Le infanzie di genere creativo: una proposta educativa affermativa. Bambini, n. 1, p. 4-5, January 2024.
BURGIO, Giuseppe. Genere ed educazione. Education Sciences & Society, vol. 6, n. 2, p. 183-190, 2015.
BUTLER, Judith. Corpi che contano. I limiti discorsivi del “sesso”. Roma: Castelvecchi, 2023 (or. ed. 1993).
BUTLER, Judith. Gender Trouble. Feminism and the Subversion of Identity. New York - London: Routledge, 3 ed., 2006.
BUTLER, Judith. Questione di genere. Il femminismo e la sovversione dell’identità. Milano-Bari: Laterza, 2017 (or. ed. 1990).
CALLAHAN, Sarah, NICHOLAS, Lucy. Dragon wings and butterfly wings: implicit gender binarism in early childhood. Gender and Education, vol. 31, n. 6, p. 705-723, 2019.
CASTAÑEDA, Claudia. Childhood. TSG: Transgender Studies Quarterly, vol. 1, n. 1-2, p. 59-61, 2014.
CHAPMAN, Rachel. A case study of gendered play in preschools: how early childhood educators’ perceptions of gender influence children's play. Early Child Development and Care, vol. 186, n. 8, p. 1271-1284, 2016.
COATES, Susan, PERSON, Ethel Spector. Extreme boyhood femininity: isolated behavior or pervasive disorder? Journal of the American Academy of Child Psychiatry, vol. 24, n. 6, p. 702-709, 1985.
DI GRIGOLI, Antonio Raimondo, BERNACCHI, Erika, BICOCCHI, Luca. ECaRoM – Early Care and the Role of Men. Rapporto nazionale Italia. Istituto degli Innocenti. Firenze, January 2022. Available on: https://www.istitutodeglinnocenti.it/sites/default/files/allegati/rapporto_nazionale_Italia_progetto_Ecarom.pdf. Access on 23 May 2024.
DI GRIGOLI, Antonio Raimondo. La Pedagogia queer e il riconoscimento della non-linearità identitaria. Verso un modello critico della cis-normatività in educazione. In: BURGIO, Giuseppe, LOPEZ, Anna Grazia. (A cura di). La pedagogia di genere. Percorsi di ricerca contemporanei. Milano: Franco Angeli, p. 205-215, 2023.
EHRENSAFT, Diane. Found in Transition: Our Littlest Transgender People. Contemporary Psychoanalysis, vol. 50, n. 4, p. 571-592, 2014.
EHRENSAFT, Diane. From Gender Identity Disorder to Gender Identity Creativity: True Gender Self Child Therapy. Journal of Homosexuality, vol. 59, n. 3, p. 337-356, 2012.
EHRENSAFT, Diane. Gender nonconforming youth: current perspectives. Adolescent Health, Medicine and Therapeutics, 8, p. 57–67, 2017.
EHRENSAFT, Diane. Il bambino gender creative. Bologna: Odoya, 2019.
EMILSON, Anette, FOLKESSON, Anne-Mari, LINDBERG, Ingeborg Moqvist. Gender Beliefs and Embedded Gendered Values in Preschool. International Journal of Early Childhood, vol. 48, p. 225–240, 2016.
FRANCIS, Dennis, MONAKALI, Esethu. Lose the Act': Pedagogical Implications Drawn from Transgender and Non-Binary Learners' Experiences of Schooling. Pedagogy, Culture & Society, vol. 29, n. 5, p. 715-731, 2021.
GAMBERI, Cristina, MAIO, Maria Agnese, SELMI, Giulia. (A cura di). Educare al genere. Riflessioni e strumenti per articolare la complessità. Roma: Carocci, 2010.
GANSEN, Heidi M. Push-Ups Versus Clean-Up: Preschool Teachers’ Gendered Beliefs, Expectations for Behavior, and Disciplinary Practices. Sex Roles, vol. 80, p. 393–408, 2019.
GHIGI, Rossella. Fare la differenza. Educazione di genere dalla primaria alla prima età adulta. Bologna: Il Mulino, 2019.
GILL-PETERSON, Jules. Histories of the Transgender Child. Minneapolis – London: University of Minnesota Press, 2018.
GIORDANO, Simona. Importance of being persistent. Should transgender children be allowed to transition socially?. Journal of Medical Ethics, vol. 45, n. 10, p. 654-661, 2019.
GRANGER, Kristen L., HANISH, Laura D., KORNIENKO, Olga, BRADLEY, Robert H. Preschool Teachers’ Facilitation of Gender-Typed and Gender- Neutral Activities during Free Play. Sex Roles, vol. 76, p. 498–510, 2017.
GREEN, Fiona Joy, FRIEDMAN, May. (Eds.). Chasing Rainbows. Exploring Gender Fluid Parenting Practices. Bradford (ON): Demeter Press, 2013.
HALBERSTAM, Jack. Trans*. A Quick and Quirky Account of Gender Variability. Oakland: University of California Press, 2018.
HALL, Seventy F. Panoptical Time, Cissexism, and Heterosexism: How Discourses of Adultism Discipline Queer and Trans Youth. Feminist Formations, vol. 33, n. 2, 283-312, 2021.
HEIKKILÄ, Mia. Gender equality work in preschools and early childhood education settings in the Nordic countries—an empirically based illustration. Palgrave Communications, vol. 6, n. 1, p. 1-8, 2020.
HERNÁNDEZ, Ma. del Refugio Navarro, GONZÁLEZ, Prisca Icela Romo, SÁNCHEZ, Salvador Vázquez. Gender and Constructs from the Hidden Curriculum. Creative Education, vol. 4, n. 12, p. 89-92, 2013.
HIDALGO, Marco. A., EHRENSAFT, Diane, TISHELMAN, Amy C., CLARK, Leslie F., GAROFALO, Robert, ROSENTHAL, Stephen M., SPACK, Norman P., OLSON Johanna. The Gender Affirmative Model: What We Know and What We Aim to Learn. Human Development, n. 56, p. 285-290, 2013.
HIRDMAN, Yvonne. The Gender System: Theoretical Reflections on the Social Subordination of Women (Report – Study of Power and Democracy in Sweden) Uppsala: Maktutredningen, 1990.
ITALY. D. Lgs nº 65, 13 April 2017. Linee guida per il sistema integrato 0-6 anni. Gazzetta Ufficiale, Roma, 31 May 2017. Available on: https://www.gazzettaufficiale.it/eli/id/2017/05/16/17G00073/sg. Access on 24 May 2024.
ITALY. DM nº 334, 22 November 2021. Linee pedagogiche per il sistema integrato zerosei. Ministero dell’Istruzione e del Merito, Roma, 27 December 2021. Available on: https://www.miur.gov.it/-/linee-pedagogiche-per-il-sistema-integrato-zerosei. Access on 24 May 2024.
KEO-MEIER, Colt, EHRENSAFT, Diane. The gender affirmative model: An interdisciplinary approach to supporting, transgender and gender expansive children. Washington: American Psychological Association, 2018.
KUTASSY, Dorottya, PLATERO, Lucas, SADURNÍ, Nuúria, ANCÍN NICOLÁS, Ruth África, BLANCO FUENTE, Irene, PASTOR RUIZ, Yolanda. Colourful Childhoods. Guidelines for developing protocols to prevent and combat violence against LGBTIQ children in vulnerable situations. Madrid: Rey Juan Carlos University Publishing Services, 2023.
LENNON, Erica, MISTLER, Brian J. Cisgenderism. TSG: Transgender Studies Quarterly, vol. 1, n. 1-2, p. 63-64, 2014.
LI, Jianing. Gender never defines me: A study on preschool teachers' do and don't about gender. Social Sciences & Humanities Open, vol. 7, n. 1, p. 100397, 2023.
LYTTLETON-SMITH, Jennifer. Objects of conflict: (re) configuring early childhood experiences of gender in the preschool classroom. Gender and Education, vol. 31, n. 6, p. 655-672, 2019.
MALATINO, Hilary. Pedagogies of Becoming: Trans Inclusivity and the Crafting of Being. TSQ: Transgender Studies Quarterly, vol. 2, n. 3, p. 395–410, 2015.
MANERA, Manuela. La lingua che cambia. Rappresentare le identità di genere, creare gli immaginari, aprire lo spazio linguistico. Torino: Eris, 2021.
MARIOTTO, Michela. Lз bambinз gender creative e le direzioni inattese della mascolinità. Sfide e nuove prospettive. Bambini, n. 4, p. 32-36, April 2024.
MARIOTTO, Michela. Varianza di genere nell’infanzia: un’analisi della letteratura esistente al di fuori della clinica. AG About Gender, v. 9, n. 18, p. 244-270, 2020.
MCCABE, Paul C. Early childhood educators' beliefs about child behavior and adult outcomes related to gender and play. Psychology and Schools, vol. 59, n. 1, p. 51–75, 2022.
MEADOW, Tey. Child. TSG: Transgender Studies Quarterly, vol. 1, n. 1-2, p. 57-59, 2014.
MEADOW, Tey. Trans Kids. Being Gendered in the Twenty-First Century. Oakland: University of California Press, 2018.
OWEN, Gabrielle. Is the trans child a queer child? Constructing normativity in Raising Ryland and I Am Jazz: A Family in Transition. Queer Studies in Media & Popular Culture, vol. 1, n. 1, p. 95-109, 2016.
PASTEL, Encian, STEELE, Katie, NICHOLSON, Julie, MAURER, Cyndi, HENNOCK, Julia, JULIAN, Jonathan, UNGER, Tess, FLYNN, Nathanael. Supporting Gender Diversity in Early Childhood Classrooms: A Practical Guide. London: Jessica Kingsley Publishers, 2019.
PERSICO, Greta. Espandere le “possibilità di essere” nella prima infanzia. Pensare i servizi educativi in relazione alle maschilità. Bambini, n. 4, p. 28-31, April 2024.
ROBERTI, Valeria, SELMI, Giulia. Una scuola arcobaleno. Dati e strumenti contro l’omotransfobia in classe. Cagli (PU): Settenove, 2021.
ROBINSON, Kerry H. Building Respectful Relationships Early: Educating Children on Gender Variance and Sexual Diversity. A Response to Damien Riggs. Contemporary Issues in Early Childhood, vol. 14, n. 1, p. 81-87, 2013.
SANTAMBROGIO, Alessia Ale*. Oltre l’implicito cisgenderista. Sostenere le esplorazioni di genere nella scuola dell’infanzia. Bambini, n. 4, p. 37-39, April 2024.
SANTAMBROGIO, Alessia. Scuole come dispositivi di genere binari e cisnormativi. Un’analisi della letteratura pedagogica sull’esperienza scolastica dellз adolescenti trans*. Pedagogia delle differenze – Bollettino della Fondazione “Vito Fazio-Allmayer”, vol. LI, n. 2, p. 283-300, 2022.
SAVIO, Donatella. Fare, disfare, rifare il genere giocando: prospettive educative. Pedagogia e Vita, vol. 77, n. 1, 205-215, 2019.
SERANO, Julia. Whipping girl: A Transsexual woman on sexism and the scapegoating of Femininity. Berkeley: Seal, 2006.
SIMMONS, Holiday, WHITE, Fresh. Our many selves. In: ERICKSON-SCHROTH, Laura (Ed.). Trans bodies, trans selves: A resource for the transgender community. New York: Oxford University Press, p. 3–23, 2014.
SIMONS, Lisa K., LEIBOWITZ, Simon F., HIDALGO, Marco A. Understanding gender variance in children and adolescents. Pediatric annals, vol. 43, n. 6, p. e126–e131, 2014.
STEELE, Katie, NICHOLSON, Julie. Radically Listening to Transgender Children. Creating Epistemic Justice through Critical Reflection and Resistant Imaginations. London: Lexington Books, 2020.
STRYKER, Susan. (De)subjugated knowledges: An introduction to transgender studies. In: STRYKER, Susan, WHITTLE, Sthephen. (Eds.). The transgender studies reader. 1 ed. New York: Routledge, p. 1–17, 2006.
SULIS, Gigliola, GHENO, Vera. The Debate on Language and Gender in Italy, from the Visibility of Women to Inclusive Language (1980s–2020s). The Italianist, vol. 42, n. 1, p. 153-183, 2022.
SULLIVAN, Ashley L., URRARO, Laurie L. Voices of Transgender Children in Early Childhood Education. Reflections on Resistance and Resiliency. London: Palgrave Macmillan, 2017.
VADE, Dylan. Expanding gender and expanding the law: Toward a social and legal conceptualization of gender that is more inclusive of transgender people. Michigan Journal of Gender and Law, vol. 11, n. 2, p. 253–316, 2005.
WARD, Jane. Get Your Gender Binary Off My Childhood! Towards a Movement for Children’s Gender Self-Determination. In: GREEN, Fiona Joy, FRIEDMAN, May. (Eds.). Chasing Rainbows. Exploring Gender Fluid Parenting Practices. Bradford (ON): Demeter Press, p. 58-66, 2013.
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.