As inter-relações sociais entre crianças e animais num jardim de infância
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104161Palavras-chave:
Relações crianças - animais, P´ráxis pedagógica, Jardim de infânciaResumo
Referenciadas à Pedagogia da Infância, aos Estudos Sociais da Infância e aos Human-Animal Studies, esta pesquisa tem como objetivo analisar os discursos das crianças de um jardim de infância privado em Lisboa acerca das relações que se estabelecem entre crianças e animais. Parte-se da premissa de que tais relações devem ser analisadas dentro do contexto social e relacional da vida das crianças. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou técnicas de recolha de dados - observação, entrevistas focalizadas de grupo e fotografias - e análise de dados congruentes com o objeto em estudo e com os pressupostos epistemológicos, teóricos, metodológicos e éticos da investigação com crianças. A análise e discussão dos dados evidenciou que a natureza relacional das interações entre crianças e animais pode enriquecer e ampliar a compreensão sobre a vida das crianças. Além disso, abre novas perspetivas sobre o papel dos animais na vida social das crianças, promovendo uma práxis pedagógica mais consciente dessas interações.
Referências
ALMEIDA, António; VASCONCELOS, Clara; TORRES, Joana. Perceções do bem-estar animal em crianças do 1º ciclo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 161-176, 2013.
ALMEIDA, António. Abordar o tema “Animais” no Pré-Escolar: Tendências e recomendações. In: PEQUITO, Paula; PINHEIRO, Ana (Orgs.). CIANEI - 2º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância. p. 561-568. Gailivro, 2007.
ALMEIDA, António. “Alguns amamos, outros odiamos e ainda outros comemos”: Uma análise introspectiva da nossa relação com os outros animais. XIX Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental da ASPEA. Aprender fora de portas: percursos de aprendizagens, 2012.
AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.
BECK, Alan; KATCHER, Aaron. Future directions in human-animal bond research. American Behavioral Scientist, v. 47, n. 4, p. 1005-1019, 2003. https://doi.org/10.1177/0002764203255214.
BIRKE, Lynda; BRYLD, Mette; LYKKE, Ninna. Animal performances: An exploration of intersections between feminist science studies and studies of human/animal relationships. Feminist Theory, v. 5, n. 2, p. 167-183, 2004. https://doi.org/10.1177/1464700104045406.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BOURDIEU, Pierre. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. (Org.). Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. p. 241-258. Greenwood, 1986.
CHARLES, Nikki. “Animals just love you as you are”: Experiencing kinship across the species barrier. Sociology, v. 48, n. 4, p. 715-730, 2014. https://doi.org/10.1177/003803851351535.
CHARLES, Nikki. Post-human families? Dog-human relations in the domestic sphere. Sociological Research Online, v. 21, n. 3, p. 1-12, 2016. https://doi.org/10.5153/sro.3975.
CHARLES, Nikki; DAVIES, Charlotte. My family and other animals: Pets as kin. Sociological Research Online, v. 13, n. 5, p. 1-13, 2008. https://doi.org/10.5153/sro.1798.
CORSARO, William. The Sociology of Childhood. Pine Forge Press, 1997.
FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Questões conceptuais, metodológicas e éticas na investigação com crianças em Portugal. 10th Conference of the European Sociological Association, p. 1-18, 2011.
FERREIRA, Manuela. “A gente gosta é de brincar com os outros meninos!”: Relações sociais entre crianças num jardim de infância. Porto: Edições Afrontamento, 2004.
FERREIRA, Manuela; TOMÁS, Catarina. A brincar, a brincar… lógicas e sentidos de futuras educadoras de infância (2014-2019). Educação, [S. l.], v. 45, n. 1, p. e104/ 1–28, 2020. DOI: 10.5902/1984644454739. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/54739. Acesso em: 16 dez. 2024.
FERREIRA, Manuela; ROCHA, Cristina. "Não há sol sem sombras": virtudes, impasses e limitações na pesquisa documental sobre a infância e sua educação em Portugal. Educação, v. 43, n. 3, art. e37489, 2020.
GALL, Meredith D.; GALL, Joyce P.; BORG, Walter R. Educational research: An introduction. Boston: Allyn and Bacon, 2007
GONÇALVES, Andreia; ALMEIDA, António. Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade. Interacções, v. 18, n. 62, p. 22–45, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.27039. Acesso em: 16 dez. 2024.
HAWKINS, Rachel; WILLIAMS, Jessica. Childhood attachment to pets: Associations between pet attachment, attitudes to animals, compassion, and humane behaviour. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 14, n. 5, p. 1–15, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph14050590. Acesso em: 16 dez. 2024.
IRVINE, Leslie; CILIA, Linda. More-than-human families: Pets, people, and practices in multispecies households. Sociology Compass, v. 11, n. 3, e12455, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1111/soc4.12455. Acesso em: 16 dez. 2024.
MARCHÃO, Amélia; HENRIQUES, Hélder. Investigação com crianças: Reflexão sobre a escuta das vozes das crianças através de processos de entrevista. Aula: Revista de pedagogia de la Universidad de Salamanca, v. 24, 135-144, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14201/aula201824135144 Acesso em: 16 dez. 2024.
MELSON, Gail. Why the wild things are: Animals in the lives of children. Harvard University Press, 2005.
MORGAN, David. Rethinking Family Practices. Palgrave Macmillan, 2013.
MORROW, Virginia. My animals and other family: Children’s perspectives on their relationships with companion animals. Anthrozoos, v. 11, n. 4, p. 218–226, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.2752/089279398787000526. Acesso em: 16 dez. 2024.
MOTTA, Renata; FERREIRA, Manuela. Agarrando uma "minhocastanha": naturezas-culturas em um contexto de educação de infância na floresta. Educação em Questão, v. 60, n. 65, p. 1-25, 2022. DOI: 10.21680/1981-1802.2022v60n65ID30266.
NIZA, Sérgio. Escritos sobre a Educação. Lisboa: Tinta da China, 2012.
PACINI-KETCHABAW, Veronica; BLAISE, Mindy. Feminist ethicality in child-animal research: worlding through complex stories. Children’s Geographies, [S.l.], 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14733285.2021.1907311.
POLICARPO, Verónica; ALMEIDA, Ana Nunes; TERENO, Henrique. “Warming the house”: Children and animals “doing family”. Childhood, v. 30, n. 4, p. 434-450, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09075682231197033. Acesso em: 16 dez. 2024.
POLICARPO, Verónica; TERENO, Henrique. Precisar, sonhar, “inesperar”: animais de companhia e comunidades pessoais multiespécies. Análise Social, v. 57, n. 243, p. 340-366, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022243.07. Acesso em: 16 dez. 2024.
POWER, Emma. Furry families: Making a human–dog family through home. Social & Cultural Geography, v. 9, n. 5, p. 535–555, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14649360802217790. Acesso em: 16 dez. 2024.
PROUT, Alan. Taking a step away from modernity: reconsidering the new sociology of childhood. Global Studies of Childhood, v. 1, n. 1, p. 4-14, 2011. DOI: 10.2304/gsch.2011.1.1.4.
SARMENTO, Manuel. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2.ª modernidade. In: SARMENTO, Manuela; CERISARA, Ana Beatriz (Orgs.). Crianças e miúdos: Perspetivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Lisboa: Edições ASA, 2004. p. 9-34.
SILVA, Isabel Lopes da; NÚCLEO DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral da Educação, 1997.
SILVA, Isabel Lopes da (Coord.); MARQUES, Liliana; MATA, Lurdes; ROSA, Manuela. Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação, Direção-Geral da Educação, 2016.
SPITERI, Jane. Children's voices and agency: ways of listening in early childhood quantitative, qualitative and mixed methods research. Cambridge: Cambridge University Press, 2024.
SPYROU, Spyros. Disclosing childhoods. London: Springer, 2018.
SPYROU, Spyros. From extractivist practices and the child-as-data to ethics of reciprocity and mutuality in empirical childhood research. Childhood, v. 31, n. 1, p. 3–12, 2024.
TIPPER, Becky. “A dog who I know quite well”: Everyday relationships between children and animals. Children's Geographies, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 43-58, 2011. https://doi.org/10.1080/14733285.2011.562378.
TOMÁS, Catarina; BOTELHO, Marta; ALMEIDA, António. Animal welfare: Children’s plural discourses in contexts of early childhood education. Proceedings of ICERI 2019 Conference, [s. l.], p. 2574-2580, 2019. https://doi.org/10.21125/iceri.2019.0674.
TOMÁS, Catarina. Há muitos mundos no mundo: cosmopolitismo, participação e direitos da criança. Porto: Edições Afrontamento, 2011.
VASCONCELOS, Teresa. A importância da educação e construção da cidadania. Saber (e) Educar, v. 12, p. 109-117, 2007.
VASCONCELOS, Teresa et al. Trabalho por projectos em Educação de Infância: mapear aprendizagens, integrar metodologias. Lisboa: Direção-Geral da Educação / Ministério da Educação e Ciência, 2011.
VELTEN, Katrin; HÖKE, Julia. Adults’ ad hoc practices in interviews with children - Ethical considerations in the context of adultness and generational ordering. Childhood, v. 30, n. 1, p. 86-103, fev. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09075682221149615.
VIEIRA, Cristina (Org.). Temas, contextos e desafios da investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Joana Fragoso, Catarina Tomás

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.