Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Periodicidade
Indexadores
Gerenciamento e financiamento
Declaração de Privacidade
Políticas editoriais
Processo de avaliação pelos pares
Ética e boas práticas para publicação
Taxa de processamento de artigos
Direitos autorais e licenciamento
Preservação digital
Política de acesso aberto
Atual
Arquivos
Submissões
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 27 (2025): Publicação Contínua - Zero-a-Seis (Jan./Dez.2025)
v. 27 (2025): Publicação Contínua - Zero-a-Seis (Jan./Dez.2025)
Publicado:
2025-01-23
Editorial
Editorial
1
Editorial
Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios
"Contra os monstros": por uma educação infantil com qualidade, equidade e mais direitos
Solange Estanislau dos Santos, Cleriston Izidro dos Anjos, Célia Regina Batista Serrão
1-13
Apresentação Dossiê
Os debates sobre qualidade na educação infantil: as disputas e os conflitos nos movimentos sociais
Solange Estanislau dos Santos, Ana Lúcia Goulart de Faria
1-12
Entrevista
Nutrir a qualidade em educação de infância na/com a natureza: uma conversa em tom menor com uma comunidade de práticas
Elisabete Xavier Gomes, Maria Assunção Folque, Mariana Valente, Vanessa Santos Kene
1-27
Entrevista - Português Portugal
Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil: projetos em disputa
Ligia Maria Leão de Aquino, Claudia Vianna de Melo
1-19
Artigo Original
Lacunas, participacionismo de conciliação vazia e simplificações nos novos parâmetros de qualidade na educação infantil: uma análise comparada vis-à-vis os indicadores de qualidade e o Custo Aluno Qualidade
Andressa Pellanda
1-30
Artigo Original
Qualidade e equidade nas diretrizes operacionais nacionais de qualidade e equidade para a educação infantil (DONQEEI) (2024)
Joedson Brito dos Santos, Emília Peixoto Vieira
1-25
Artigo Original
Parâmetros e diretrizes de qualidade para a educação infantil: entre avanços e novas disputas
Bianca Correa, Mirian França Santos
1-21
Artigo Original
Educação especial e educação inclusiva nos novos Parâmetros de Qualidade da Educação Infantil: palavras-chave, contradições e apagamentos
Marcos Cezar de Freitas
1-27
Artigo Original
Parâmetros de qualidade da Educação Infantil: Gênero como dimensão de qualidade
Fábio Hoffmann Pereira, Carolina Faria Alvarenga
1-28
Artigo Original
Entre avanços, retrocessos e apagamentos: a Proposta Pedagógica da Educação Infantil, do Campo, das Águas e das Florestas nos PNQEIs
Suzana Marcolino, Cintia Mota Cardeal
1-21
Artigo Original
Feijão amargo: como a educação infantil olha para os bebês e as crianças migrantes? reflexões sobre infâncias espacializadas e topogêneses
Jader Janer Moreira Lopes, Flávio Santiago
1-22
Artigo Original
Por uma educação infantil pra valer: considerações sobre a regulação do quadro funcional da docência
Célia Regina Batista Serrão, Alexandre Tortorella Mandl
1-30
Artigo Original
Formação continuada nos parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil: tensões e perspectivas
Maria Nilceia de Andrade Vieira, Valdete Côco
1-28
Artigo Original
Qual idade? Tensões instigadoras entre a formação dos profissionais em creche e a fundamental qualidade pedagógica no começo da vida
Ana Teresa Brito, Elisabete Xavier Gomes, Raquel Corval
1-20
Artigo Original - Português Portugal
Os parâmetros de qualidade na educação infantil e a dimensão de prática pedagógica em duas escolas do Rio Grande do Sul
Sueli Salva, Janaína Raquel Cogo, Heloisa Elesbão
1-27
Artigo Original
A construção da qualidade no cotidiano pedagógico das creches e da pré-escola: um estudo de caso do observatório da cultura infantil - OBECI
Paulo Sergio Fochi
1-31
Artigo Original
O compromisso do Movimento Interfóruns de educação infantil do Brasil com a qualidade e a equidade
Pedro Neto Oliveira de Aquino, Silvia Helena Vieira Cruz, Rosimeire Costa de Andrade Cruz
1 - 30
Artigo Original
Movimentos sociais e infâncias: a presença das crianças no cotidiano e sua configuração em formas de luta política
Márcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito , Vanessa Marques D´ ´´Albuquerque
1-27
Artigo Original
Horizontes da qualidade da educação infantil: estranhar o distante e familiarizar o local
Fabiana Oliveira Canavieira
1-26
Artigo Original
As recomendações da União Europeia para a qualidade da Educação Infantil
Maria Aparecida Antero Correia
1-25
Artigo Original
Reflexões sobre a qualidade nas escolas infantis
Alfredo Hoyuelos, Jesús Mª Azkona; Bruna Ribeiro, Sonia Larrubia Valverde
1-32
Artigo Tradução
Referenciais de qualidade para a educação de infância? Estudo realizado sobre a realidade portuguesa
Maria João Cardona, Am´´elia Marchão
1-28
Artigo Original - Português Portugal
O brincar como atividade promotora de qualidade na Educação de Infância
Sara Duarte Souto-Maior, Teresa Sarmento, Elsa Mendanha
1-22
Artigo Original - Português Portugal
Alimentação consciente: possibilidades e desafios para a educação infantil a partir de uma experiência na Colômbia
Adriana Arroyo Ortega, Susy Yarley Hinestroza Rodríguez, Sandra Milena Robayo Noreña
1-24
Artigo Original - Espanhol Colômbia (Español (España))
Lei da boa creche – KiQuTG: a busca pela qualidade das creches na Alemanha
Márcia Buss-Simão, Ragnar Hoenig
1-25
Relato
Artigos Demanda Contínua
A presença da educação física na prática pedagógica com bebês na educação infantil
Laura Helmer Trindade, Alexandre Freitas Marchiori, André da Silva Mello
1-23
Artigo Original
As inter-relações sociais entre crianças e animais num jardim de infância
Joana Fragoso, Catarina Tomás
1-24
Artigo Original - Português Portugal
Pesquisa sobre pesquisas, memória científica e balanço da produção na base de dados dos estudos da infância entre 2000-2022
Ademilson de Sousa Soares, Fernanda Câmpera Clímaco, Douglas Barbosa Werneck, João Marcelo dos Santos Pereira
1-29
Artigo Original
Considerações sobre docência no Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil
Érika Christina Kohle
1-24
Artigo Original
A qualidade da educação infantil e a sua relação com os planos municipais de educação: uma abordagem avaliativa
Aryane Isabel Silva de Azevedo, Daniel Abud Seabra Matos
1 - 29
Artigo Original
“Like ou não like”: a escuta, a participação, a negociação e a anuência das crianças da escola comunitária de educação infantil do lixão
Vanessa Silva Bernardes, Eduardo Rangel Ingrassia, Leandro Forell
1-26
Artigo Original
O papel da mediação e da formação docente nos processos de ler, escrever e brincar na educação infantil
Maisa Evangelista Santos, Aldaci Santos Lopes, Ana Paula Silva da Conceição
1-27
Artigo Original
Intervenção precoce em programa de recém-nascidos de risco: um olhar para as famílias
Mariana Sganzella Bambini, Carla Cilene Baptista da Silva, Andrea Perosa Saigh Jurdi
1-24
Artigo Original
Resenha
Pax neoliberalia: mulheres e reorganização global da violência
Flávia Eduarda Gomes Hebling
1-10
Resenha
Outras Linguagens
Educação Infantil em debate: contribuições amazônicas
Eduardo Pereira Batista, Vanderlete Pereira da Silva, Ana Lúcia Goulart de Faria, Roberto Sanches Mubarac Sobrinho
1-62
Outras Linguagens
Com os pés no chão: que perguntas nascem nas fronteiras interculturais? Inquietações de um pesquisador migrante
Flávio Santiago
1-14
Outras Linguagens
Relatos
Infâncias, sementes crioulas e re-existência no chão da educação infantil
Daiane Francisco de Medeiros
1-14
Relato
Esticando horizontes: “O parque é onde tem um pedaço do sol” aprendendo a conhecer e escutar as crianças
Kátia Adair Agostinho, Mariah de Moraes Lima Vieira, Evelyn Cristine Souza dos Santos Noronha
1-25
Relato
Exploradoras/es no jardim secreto da pré-escola: crianças, formigas, mariposas e plantas
José Firmino de Oliveira Neto
1 - 13
Relato
Intervenção precoce na infância em Portugal: contexto da creche e jardim de infância
Maria Izabel Alves Felix da Silva, Celina Isabel Carvalho, Ana Maria Serrano, Patrícia Carla de Souza Della Barba
1-23
Relato
Entre brincadeiras e cantorias: experiências culturais no Programa de Residência Pedagógica em um Centro Municipal de Educação Infantil de Alagoas
Maria Paula Alves Araújo, Isabelle Santos Barros, Adriana Cavalcanti dos Santos
1-15
Relato
Sensibilização à teatralidade: uma experiência de estágio com os jogos teatrais na educação infantil
Jackeline Pereira Mendes
1-21
Relato
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Italiano