Entre brincadeiras e cantorias: experiências culturais no Programa de Residência Pedagógica em um Centro Municipal de Educação Infantil de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e100997

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Cultura Popular Alagoana, Educação Infantil , Relato de Experiência

Resumo

Este relato evidencia a articulação entre as ações do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e as manifestações da cultura popular alagoana presentes no cotidiano do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor Pompeu Sarmento, em Alagoas. As vivências desenvolvidas favoreceram a aproximação das crianças com elementos culturais locais, perceptível nas interações e brincadeiras em que essas expressões passaram a emergir de maneira mais recorrente e significativa. O contato com essas manifestações culturais revelou-se potente no processo de aprendizagem e na valorização de saberes que integram o contexto comunitário. Nesse sentido, o objetivo do presente relato é compartilhar a presença e a relevância das expressões da cultura popular alagoana na Educação Infantil, detalhando ações como brincadeiras, músicas, danças e literatura, que contribuíram para o enriquecimento das práticas pedagógicas. A proposta se fundamenta em pesquisas bibliográficas que oferecem suporte conceitual à temática, buscando valorizar o Programa de Residência Pedagógica e fortalecer a relação entre a comunidade escolar e os saberes oriundos da cultura popular local.

Biografia do Autor

Maria Paula Alves Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Graduada do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos e educação, gamificação, metodologias ativas, análises críticas, formação de professores, tecnologia e acessibilidade.

Isabelle Santos Barros, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga graduada pela Universidade Federal de Alagoas, atua como professora regente na Educação Infantil. Participou do Programa de Residência Pedagógica com foco nas práticas de leitura para crianças e do PIBID no Núcleo de Educação Bilíngue de Crianças Surdas. Também atuou como apoio pedagógico no Programa Criança Alfabetizada pela Universidade Federal de Pernambuco. Escritora e pesquisadora no âmbito da escrita e leitura na Educação Infantil; membro visitante do Grupo GELLITE - UFAL.

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto - Portugal; Doutora em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Mestra em Educação na linha Educação e Linguagem (UFAL); Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa (UFPE), Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa (UPE); Licenciada em Pedagogia (UPE) e Licenciada em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação. Professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Avaliadora ad hoc de Cursos Superiores (BASIs/INEP/MEC). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLITE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização e Letramento; Leitura, escrita e multiletramentos; Formação de Professores Alfabetizadores. Ganhadora do Prêmio Qualidade na Educação Infantil, MEC-Fundação ORSA, 2000. Professora da Educação Infantil pela Secretaria de Educação de Arcoverde-PE (1999 2008). Coordenadora Geral do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI/Alagoas (2024-2025).

Referências

BARROS, Isabelle; LIMA, Ana; LIMA, Rayssa; PONCELL, Beatriz; SILVA, Solange. A literatura como portos de passagem. Maceió: 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2017.

CAVALCANTI, Telma César. Pé, umbigo e coração: pesquisa de criação em dança contemporânea. 1997.125 p. Dissertação de Mestrado (Artes). Campinas: Unicamp, 1997.

DE CERTEAU, Michel. A cultura no plural. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2005.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O Brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

LARAIA, Roque Barros. Cultura: um conceito antropológico. 21. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

Downloads

Publicado

2025-05-08