Entre brincadeiras e cantorias: experiências culturais no Programa de Residência Pedagógica em um Centro Municipal de Educação Infantil de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e100997Palabras clave:
Programa de Residência Pedagógica, Cultura Popular Alagoana, Educação Infantil , Relato de ExperiênciaResumen
Este relato evidencia a articulação entre as ações do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e as manifestações da cultura popular alagoana presentes no cotidiano do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor Pompeu Sarmento, em Alagoas. As vivências desenvolvidas favoreceram a aproximação das crianças com elementos culturais locais, perceptível nas interações e brincadeiras em que essas expressões passaram a emergir de maneira mais recorrente e significativa. O contato com essas manifestações culturais revelou-se potente no processo de aprendizagem e na valorização de saberes que integram o contexto comunitário. Nesse sentido, o objetivo do presente relato é compartilhar a presença e a relevância das expressões da cultura popular alagoana na Educação Infantil, detalhando ações como brincadeiras, músicas, danças e literatura, que contribuíram para o enriquecimento das práticas pedagógicas. A proposta se fundamenta em pesquisas bibliográficas que oferecem suporte conceitual à temática, buscando valorizar o Programa de Residência Pedagógica e fortalecer a relação entre a comunidade escolar e os saberes oriundos da cultura popular local.
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