Entre brincadeiras e cantorias: experiências culturais no Programa de Residência Pedagógica em um Centro Municipal de Educação Infantil de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e100997Parole chiave:
Programa de Residência Pedagógica, Cultura Popular Alagoana, Educação Infantil , Relato de ExperiênciaAbstract
Este relato evidencia a articulação entre as ações do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e as manifestações da cultura popular alagoana presentes no cotidiano do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor Pompeu Sarmento, em Alagoas. As vivências desenvolvidas favoreceram a aproximação das crianças com elementos culturais locais, perceptível nas interações e brincadeiras em que essas expressões passaram a emergir de maneira mais recorrente e significativa. O contato com essas manifestações culturais revelou-se potente no processo de aprendizagem e na valorização de saberes que integram o contexto comunitário. Nesse sentido, o objetivo do presente relato é compartilhar a presença e a relevância das expressões da cultura popular alagoana na Educação Infantil, detalhando ações como brincadeiras, músicas, danças e literatura, que contribuíram para o enriquecimento das práticas pedagógicas. A proposta se fundamenta em pesquisas bibliográficas que oferecem suporte conceitual à temática, buscando valorizar o Programa de Residência Pedagógica e fortalecer a relação entre a comunidade escolar e os saberes oriundos da cultura popular local.
Riferimenti bibliografici
BARROS, Isabelle; LIMA, Ana; LIMA, Rayssa; PONCELL, Beatriz; SILVA, Solange. A literatura como portos de passagem. Maceió: 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2017.
CAVALCANTI, Telma César. Pé, umbigo e coração: pesquisa de criação em dança contemporânea. 1997.125 p. Dissertação de Mestrado (Artes). Campinas: Unicamp, 1997.
DE CERTEAU, Michel. A cultura no plural. 4. ed. São Paulo: Papirus, 2005.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O Brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LARAIA, Roque Barros. Cultura: um conceito antropológico. 21. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Maria Paula Alves Araújo, Isabelle Santos Barros, Adriana Cavalcanti dos Santos

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
