Parâmetros e diretrizes de qualidade para a educação infantil: entre avanços e novas disputas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104929

Palabras clave:

Educação Infantil, Parâmetros de qualidade, Diretrizes de qualidade

Resumen

Neste trabalho, tomaremos como objeto de estudo as três edições dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, publicadas em 2006, 2018 e 2024, bem como a Resolução n. 1 de 17 de outubro de 2024 que definiu as Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, buscando confrontar as principais características de seus respectivos conteúdos e estrutura e identificar possíveis fatores que possam ter influenciado o teor desses materiais. Argumentamos que, nesse decurso, os princípios que originalmente orientaram a elaboração do documento de 2006, no que diz respeito à concepção e à natureza do atendimento educacional, sofreram desvios significativos, os quais afastaram sobremaneira a Educação Infantil de sua expansão como direito público em 2018, retornando em alguma medida em 2024, mas apresentando novos desafios.

Biografía del autor/a

Bianca Correa, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP - (1996), fez mestrado (2001) e doutorado (2006) em Educação na mesma instituição. Atualmente é professora associada no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), na área de Políticas e Práticas da Educação Infantil, onde também integra o Programa de Pós-Graduação em Educação.

Mirian França Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Possui Mestrado em Educação e Licenciatura em Pedagogia, ambos pela mesma instituição. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais para a Infância (Geppei).

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Publicado

2025-10-31

Número

Sección

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios