O compromisso do Movimento Interfóruns de educação infantil do Brasil com a qualidade e a equidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105612Palavras-chave:
Qualidade, Equidade, Movimento Social, Educação InfantilResumo
O presente artigo analisa as cartas dos encontros nacionais do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), articulando as pautas que o Movimento tem defendido historicamente com o que preconizam as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil, de 2024. Para isso, empreendeu-se a leitura das cartas aprovadas ao final de cada encontro nacional do MIEIB, na íntegra, explorando sua estrutura e endereçamento e categorizando as defesas feitas. Foram identificadas fortes preocupações do MIEIB em relação às condições físicas e simbólicas do atendimento, à formação inicial e continuada das(os) professoras(es) e à proposta pedagógica das instituições. Nesse sentido, o artigo constata divergências entre pleitos históricos do MIEIB e orientações nas referidas Diretrizes, especialmente, relativas aos convênios/parcerias público-privadas e aos profissionais de apoio (auxiliares, assistentes etc.), objetos de reflexão e atuação da luta do MIEIB, desde os seus primórdios, por uma Educação Infantil com qualidade e equidade.
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