The commitment of the Brazilian Inter-forum Movement for Early Childhood Education to quality and equity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105612

Keywords:

Quality, Equity, Social Movement, Early Childhood Education

Abstract

This article analyzes the letters from the national meetings of the Interforum Movement of Early Childhood Education of Brazil (MIEIB), articulating the issues the Movement has historically advocated with those outlined in the National Operational Guidelines for Quality and Equity in Early Childhood Education, 2024. To achieve this, the study involved reading the letters approved at the end of each MIEIB national meeting in their entirety, exploring their structure and addressing, and categorizing the issues raised. Strong concerns were identified regarding the physical and symbolic conditions of service, the initial and ongoing training of teachers, and the pedagogical proposals of institutions. In this sense, the article highlights discrepancies between the historical demands of the MIEIB and the guidelines in the aforementioned National Guidelines, especially regarding public-private partnerships and support professionals (assistants, aides, etc.); issues that have been central to the MIEIB's struggle for quality and equity in Early Childhood Education since its inception.

Author Biographies

Pedro Neto Oliveira de Aquino, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Pedagogo pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2017) e Mestre em Educação pela mesma Universidade (2020), especificamente, na linha Desenvolvimento, Linguagem e Educação da Criança. Tem experiência na etapa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, como professor e assessor pedagógico, e no Ensino Superior, como docente em cursos de Pedagogia e da Área da Educação. Assume a Pedagogia da Infância como campo de estudo e investigação, especialmente, nos seguintes temas: construção da identidade na infância, Múltiplas Linguagens e Documentação Pedagógica. Desde 2017, integra o Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Ceará (FEIC), em 2022, passa a representar a Região Nordeste no Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB); e em 2025 é eleito representante titular do MIEIB no Fórum Nacional de Educação (FNE).

Silvia Helena Vieira Cruz, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1994). Fez pós-doutorado na Universidade do Minho (Portugal), em 2007/2008; na Universidade de São Paulo e na Universidade Católica Portuguesa, em 2022. Atualmente, é professora Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, pesquisa com crianças, prática pedagógica na Educação Infantil e formação de professores. Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação de Fortaleza, onde foi presidente da Câmara de Educação Infantil. Foi do primeiro Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil do Ceará-FEIC e do primeiro Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil-MIEIB, atuando ativamente para a ampliação da oferta e da melhoria da qualidade da Educação Infantil brasileira. Participou ou coordenou localmente de vários programas desenvolvidos pelo MEC, tais como o PROINFANTIL, o PROINFÂNCIA, o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, os Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil e os Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil. Foi uma das especialistas responsáveis pela elaboração da primeira e segunda versões da BNCC referente à etapa da Educação Infantil. Coordena projeto de extensão envolvendo professores e coordenadoras pedagógicas de municípios da região metropolitana de Fortaleza, promovendo o aprofundamento de conhecimentos e a melhoria da prática pedagógica.

Rosimeire Costa de Andrade Cruz, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada IV da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Pós-doutorado Sênior do CNPq. Possui graduação em Pedagogia (1998), mestrado (2002) e doutorado em Educação (2007) pela UFC e Pós-doutorado (2024) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atualmente, faz Estágio Pós-doutoral na UFOPA. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFOPA. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), ambos cadastrados no Diretório de Grupos de pesquisas do CNPq. Coordenadora do grupo de estudo Educação para as relações étnicos raciais na Educação Infantil.Pesquisa na área de Educação Infantil, principalmente, os temas rotinas, formação de professores, currículo, relações étnico raciais e educação integral..

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Published

2025-10-31

Issue

Section

Dossiê: Parâmetros de qualidade da educação infantil: disputas, conflitos e desafios