Educação Infantil em debate: contribuições amazônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105052

Palavras-chave:

Educação Infanitl, Políticas, Infâncias

Resumo

Encerrando uma trilogia de debates em torno de diferentes questões relativas à educação infantil, as contribuições amazônicas oferecem às pesquisadoras e aos pesquisadores do campo uma série de problemas e referências teóricas que contribuem para descolonizar o pensamento e abrir novas possibilidades de pensar as práticas e as políticas concernentes as infâncias no Brasil. O debate será apresentado como uma peça teatral, em dois atos, onde as personagens reencenam o debate que foi originalmente apresentado on-line

Biografia do Autor

Eduardo Pereira Batista, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP); mestre em Filosofia da Educação pela FE-USP; licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Atuou como professor temporário na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e professor colaborador na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo (GEEPC).

Vanderlete Pereira da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Especialista em Educação Infantil (1996), pelo Centro Universitário Luterano de Manaus, Mestre em Educação (2012), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) - linha Culturas Infantis e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC. Professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Curso de Pedagogia, ministra disciplinas relacionadas aos temas: Educação Infantil, criança e infâncias. Coordenadora do Curso de Pedagogia da ENS/UEA. Integra o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Ana Lúcia Goulart de Faria, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Criancista, criançologa, anti fascista, marxista, feminista. Paulistana desvairada, pedagoga, professora plena colaboradora aposentada da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenadora da linha Culturas Infantis do Gepedisc. Membro do grupo gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. Ex-membro do Conselho Municipal de Educação de Campinas. Atua nas áreas de Pedagogia e Formação Docente, quase exclusivamente na primeira etapa da educação básica, na Educação Infantil, em creches e pré-escolas, na Pedagogia da infância com abordagem nas Ciências Sociais. Destaque para a pequena infância e relações de gênero, classe social, relações étnico-raciais, parque infantil, Sociologia da infância, culturas infantis. Foi membro do Colegiado Docente de Doutorado da Università degli Studi di Milano-Bicocca (2010-2018). Desenvolve 3 projetos de pesquisa sempre na intersecção de idade, gênero, classe social, relações étnico-raciais no Brasil, na Itália (com a Università degli Studi Milano Bicocca) e na Suécia.

Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Titular da Universidade do Estado do Amazonas UEA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), com aprofundamento de estudos em Sociologia da Infância pela Universidade do Minho, Portugal. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (2016). Professor Permanente do Mestrado em Educação e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA e professor permanente do Doutorado em Educação na Amazônia, da rede Educanorte. Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA.

Publicado

2025-03-12