Pesquisa sobre pesquisas, memória científica e balanço da produção na base de dados dos estudos da infância entre 2000-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105083

Palavras-chave:

Estudos da infância, Base de dados, Balanço da produção, Memória científica

Resumo

A base de dados dos estudos da infância entre 2000 e 2022, com um total de 4.015 trabalhos — 2.023 dissertações e teses disponíveis no portal da CAPES, 563 trabalhos completos da ANPEd, e 1.429 artigos em revistas Qualis A1/A2 — foi utilizada como referência para analisar pesquisas sobre pesquisas visando conhecer, reconhecer e fortalecer a memória científica desse campo de investigação. Quais estudos dessa base objetivaram apresentar algum tipo de balanço da produção acadêmica sobre criança, infância e Educação Infantil? Para responder a essa indagação central, buscamos em todos os trabalhos da base de dados aqueles que analisaram a produção do campo. Contatou-se 40 pesquisas com esse objetivo, sendo 22 dissertações, 2 teses, 4 trabalhos da ANPEd e 12 artigos científicos. O balanço da produção entre 1970 e 2021 enfatizou as temáticas: avaliação, formação docente, leitura, escrita e literatura infantil, com destaque para análise do conteúdo e análise do discurso.

Biografia do Autor

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado, Classe D, Nível IV, da Faculdade de Educação da UFMG. Professor nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação na mesma instituição. Editor Chefe da Editora Selo FaE - FAE - UFMG.Graduado em Filosofia pela PUC Minas com Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Pós-doutorado em pesquisas sobre políticas para a educação infantil na PUC Minas. Atua nas áreas de infância, criança, educação infantil, filosofia, filosofia política, ética, políticas educacionais e formação de professores. Pesquisa atual: metapesquisa, base de dados e pressupostos epistemológicos dos estudos da infância (que incluem bebês, crianças, infâncias, crechhes, pré-escolas e educação infantil). Parecerista recente em revistas da área de Educação: Educação em Revista (UFMG), Educar em Revista (UFPR), Educação Popular (UFU), Poiésis Pedagógica (UFCAT) e Olhares (UNIVESP). Membro do Conselho Editorial da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa es una publicación de la Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa ReLePe. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Educação Superior - GEPES - UPF, coordenado por Altair Fávero e Carina Tonieto.

Fernanda Câmpera Clímaco, Universidade Federal de Minas Gerais

Fernanda Câmpera Clímaco é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE - FaE/UFMG).É mestra em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Local pela UNA. Pedagoga, graduada na PUC/MG em 2000. Especialista em Construtivismo e Educação na FLACSO, Argentina, em parceria com a UAM - Universidad de Madrid, concluída em 2004 e pós graduada em Infância, Cultura e Práticas Formativas, na FUMEC, em 2011. Atualmente, trabalha com de Formação Docente e Consultoria em escolas públicas e privadas de educação infantil pelo Brasil. Foi formadora regional do MEC no PNAIC Educação Infantil pela UEMG e atualmente é redatora voluntária da BNCC MG no âmbito da educação infantil. Possui vasta experiência no campo educacional atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, Educação Infantil, Currículo e Formação de Professores. 

Douglas Barbosa Werneck, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG - CAPES 07), Mestre em Ciências Humanas pela UFVJM (2015). Graduado em Pedagogia pela UFVJM (2022). Graduado em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela UFVJM (2012). Atua com palestras e conferências em diversas instituições públicas e privadas, tendo como eixos centrais: Educação, Infância, Criança, Educação Infantil, Políticas Públicas Educacionais, Educação Decolonial, Educação Antirracista e Desigualdades Sociais. Principais instituições: Escolas, Prefeituras, Universidades e Hospitais. Atualmente dedicando-se às pesquisas sobre pesquisas no Campo dos Estudos da Infância, ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI/FaE/UFMG e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES-PPGEdu-UPF.

João Marcelo dos Santos Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Educação pelo programa de Pós- Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pelo (PPGE/FaE/UFMG - CAPES 07) com o título: Pesquisas sobre Políticas de/para/na Educação Infantil: contribuições de Hannah Arendt e Stephen Ball. Bolsista CNPQ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG - CAPES 07), na Linha de Pesquisa: Infância e Educação Infantil, sob orientação do Professor Doutor Ademilson de Sousa Soares, com o título: Pesquisas sobre Políticas de/para/na Educação Infantil: memória bibliográfica e base epistemológica. Graduado em História pela FAFICH/UFMG com formação complementar em Ciências da Educação. Atuou como professor de 2005 a 2023 na Educação Básica (Ens. Fundamental II e Ens. Médio) da Rede Privada de BH. Participou da 14 Reunião da Anped Sudeste apresentando o trabalho (Resumo expandido) com o título: Epistemologias das Pesquisas em Política Educacional: Memória Bibliográfica e Banco de dados. Publicou em 2021 o artigo 'Pesquisas sobre políticas para Educação Infantil: memória bibliográfica, base de dados e epistemologia' no periódico Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Participou das atividades on-line da 41 Reunião Nacional da Anped no período de 02 a 11 de outubro de 2023 e presencialmente no período de 22 a 27 de outubro de 2023 apresentando o trabalho (Resumo expandido) com o título: Pesquisas sobre Políticas De/Para/Na Educação Infantil: memória bibliográfica e base epistemológica. Atualmente dedica-se à metapesquisa sobre Política Educacional no campo dos Estudos da Infância, ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI/FaE/UFMG e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES - PPGEdu-UPF. Atua em estudos com as seguintes temáticas: Crianças, Infâncias, Educação Infantil, Política Educacional, Filosofia Política, Sociologia política e Educação Comparada.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2008.

GALVAO, Maria Cristiane Barbosa; PLUYE, Pierre; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 4-24, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24.

MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre política educacional no brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte. n.33 e173480, 2017.

MAINARDES, Jefferson. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 303-319, nov./dez. 2018.

MAINARDES, Jefferson. A metapesquisa no campo da Política Educacional: aspectos teóricos, conceituais e metodológicos. In: MAINARDES, Jeferson (org.). Metapesquisa no campo Política Educacional. Curitiba: CRV, 2021.

ROCHA, Eloísa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. Florianópolis: EdUFSC, 1999.

ROCHA, Eloísa Acires Candal (Org.). Educação Infantil de 1983 a 1996. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001, 161 p. (Série Estado do Conhecimento).

ROCHA, Eloísa Acires Candal. 30 anos da educação infantil na ANPED. In: SOUZA, Gizele de. (Org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010.

ROCHA, Eloísa Acires Candal; BUSS-SIMÃO, Márcia. Infância e educação: novos estudos, velhos dilemas da pesquisa educacional. In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, 2013.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: Interrogações a partir da Sociologia da Infância (p.361-378). In: Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.91, maio/ago. 2005.

SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 17-39. (Coleção Ciências sociais e educação)

SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 17-39. (Coleção Ciências sociais e educação)

CORSARO, William Arnold. Sociologia da infância. Trad. L. G. R. Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SOARES, Ademilson de Sousa. Pesquisas sobre políticas curriculares para a educação infantil: algumas questões epistemológicas no contexto da BNCC. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 129–149, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p129-149.

SOARES, Ademilson de Sousa. Base de dados dos estudos da infância de 2000 a 2022. 1. ed. Contagem/MG: Editora Escola Cidadã, 2024.

VALA, Jorge. A análise do conteúdo. In: SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (Orgs.). Metodologia das ciências sociais. 10. ed. Portugal: Edições Afrontamento, 1986, p. 101-128.

LORENZON, Mateus, DA ROSA, Cleci Teresinha Werner, & DARROZ, Luiz Marcelo. Práticas investigativas na Educação Infantil: Uma metapesquisa focalizada em teses e dissertações (2012-2022), 2024. Revista Diálogo Educacional, 24(81). Doi: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO07

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

ESTUDOS DA INFÂNCIA: A PRODUÇÃO ACADÊMICA ANALISADA, SENDO:

Vinte e duas dissertações que mostram e analisam a produção acadêmica:

ALBOZ, Lilian. Sobre Infância e poder: o que diz a produção acadêmica de periódicos científicos da educação de 2000 a 2010? São Paulo: USP, 2012 (Dissertação de Mestrado).

BATISTA, Ezir Mafra. Criança, infância e escola: uma análise da produção discente no Brasil (1994 a 2004). Florianópolis: UFSC, 2006 (Dissertação de Mestrado).

BREJO, Janayna Alves. Estado do conhecimento sobre a formação de profissionais da Educação Infantil no Brasil (1996 a 2005). Campinas: UNICAMP, 2007 (Dissertação de Mestrado).

BUSS-SIMÃO, Márcia. Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1993 a 2007). Florianópolis: UFSC, 2007 (Dissertação de Mestrado).

DANIELI, Gabrielle Maria. A produção acadêmica sobre educação literária na Educação Infantil: um estudo bibliográfico. Passo Fundo-RS: UPF, 2021 (Dissertação de Mestrado).

EVANGELISTA, Nislândia Santos. Sociologia da infância: os conceitos de reprodução interpretativa e culturas infantis nas pesquisas em educação entre os anos 2013 a 2017. Blumenau-SC: FURB, 2019 (Dissertação de Mestrado).

FARIAS, Fernanda Gomes De Andrade. Panorama da produção de conhecimento em Educação Infantil no Brasil: um estudo a partir dos grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq. Campina Grande-PB: UFCG, 2021 (Dissertação de Mestrado).

GLAP, Graciele. Avaliação na/da Educação Infantil: estado da arte 2000 a 2012. Ponta Grossa: UEPG, 2013 (Dissertação de Mestrado).

GONÇALVES, Fernanda. A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção científica recente. Florianópolis: UFSC, 2008 (Dissertação de Mestrado).

GONÇALVES, Gisele. A criança como sujeito de direitos: um panorama da produção acadêmica brasileira (1987-2013). Florianópolis: UFSC, 2015 (Dissertação de Mestrado),2015.

GONZALES, Keila Cristina Arruda Villamayor. Linguagem escrita na Educação Infantil: perspectivas para a prática pedagógica indicadas na produção acadêmica brasileira entre 1983 e 2001. Florianópolis: UFSC, 2004 (Dissertação de Mestrado).

GUIMARAES, Renata de Castro. A pesquisa na pós-graduação: balanço da produção discente sobre criança/infância (PUC-SP 1978 a 2004). São Paulo: PUC - SP, 2007 (Dissertação de Mestrado).

LA BANCA, Juliane Mendes Rosa. O professor de Educação Infantil: uma análise das concepções de docência na produção acadêmica. Florianópolis: UFSC, 2008 (Dissertação de Mestrado).

MEINERT, Letícia. Criança, infância, escola e teoria histórico-cultural na pesquisa educacional brasileira: Uma reflexão introdutória. Florianópolis: UFSC, 2013 (Dissertação de Mestrado).

MORAES, Andréa Alzira de. Educação Infantil: uma análise das concepções de criança e de sua educação na produção acadêmica recente (1997 a 2002). Florianópolis: UFSC, 2005 (Dissertação de Mestrado).

MOTA, Débora Helany Pilar Castro Costa. Produção de conhecimento sobre formação continuada de professores da Educação Infantil: estudo com base nos PPGS da Região Nordeste do Brasil (2010-2019). São Leopoldo-RS: UNISINOS, 2021 (Dissertação de Mestrado).

MULLER, Lylian Rosee. Avaliação na Educação Infantil: o que a produção científica tem proposto para a prática docente. Itajaí-SC: UNIVALI, 2021 (Dissertação de Mestrado).

PAZ, Senhorinha de Jesus Pit. A avaliação na Educação Infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003. Florianópolis: UFSC, 2005 (Dissertação de Mestrado).

PICELLI, Lucyelena Amaral. Produção científica sobre Educação Infantil nos mestrados e doutorados em Educação Física no Brasil. Uberlândia: UFU, 2002 (Dissertação de Mestrado).

SILVA, Caroline Campos Rodrigues da. O Que Sabemos Sobre os Bebês? Uma Revisão de Literatura Sobre a Emergência da Teoria da Mente. São Paulo: PUCSP, 2018 (Dissertação de Mestrado).

SILVA, Jacqueline Alves Duarte. Educação Infantil, computador e internet: uma análise de produções acadêmicas. Rio de Janeiro: UNESA, 2009 (Dissertação de Mestrado).

ZUCCOLLOTO, Alexandra Santuzzi. Os bebês nas instituições de Educação Infantil: mapeando a produção acadêmica. Vitória: UFES, 2021 (Dissertação de Mestrado).

Duas teses de doutorado sobre balanço da produção na base de dados:

MOLINA, Adão Aparecido. A produção de dissertações e teses sobre infância na pós-graduação em educação no Brasil. Maringá-PR: UEM, 2011 (Tese de Doutorado).

SOUZA, Letícia Rodrigues de. Estudos da Infância em Moçambique: produção e veiculação de pesquisas com e sobre crianças (2002 a 2019). São Paulo: USP, 2021 (Tese de Doutorado).

Quatro trabalhos da ANPEd sobre balanço da produção na base de dados:

ALVES, Kallyne Kafuri. Instituições conveniadas de Educação Infantil e formação de professores: indicadores da produção acadêmica em contexto de ataques, lutas e resistências. GT07-Educação de Crianças de 0 a 6anos. 39ª Reunião Anual da ANPEd, 2019.

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; CORSINO, Patrícia. Produção acadêmica sobre leitura e escrita na Educação Infantil no período de 1973 a 2013: algumas reflexões. GT07-Educação de Crianças de 0 a 6anos. 38a Reunião Anual da ANPEd, 2017.

RECH. Marlise Maria. História e política da Educação Infantil na produção acadêmica no Brasil 1983- 1996. GT07-Educação de Crianças de 0 a 6 anos. 23a Reunião Anual da ANPEd, 2000.

STRENZEL, Giandréa Reuss. A produção científica sobre Educação Infantil no Brasil nos programas de pós-graduação em educação. GT07- Educação de Crianças de 0 a 6 anos. 23a Reunião Anual da ANPEd, 2000.

Doze artigos científicos sobre balanço da produção na base de dados:

BARROS, Tainara Batista; SOUZA, Rita de Cássia de; EUCLIDES, Maria Simone. O estado da arte das pesquisas sobre antirracismo na Educação Infantil (2013-2021). Revista Práxis Educativa. Ponta Grossa: UEPG, 2022.

CARVALHO, Amanda Gabriele Cruz; SCHMIDT, Andréia. Práticas educativas inclusivas na Educação Infantil: uma revisão integrativa de literatura. Revista Brasileira de Educação Especial. ABPEE, 2021.

CARVALHO, Marcelo Pagliosa. Estado da arte sobre educação e relações étnicoraciais (2003-2014): história da educação de crianças e jovens negros(as). Revista História da Educação. ASPHE, 2020.

COSTA, Rebeka Rodrigues Alves da; FROTA, Ana Maria Coelho Monte. As relações de poder entre as crianças: estado da arte a partir das pesquisas produzidas no Brasil, no período de 2000 a 2019. Revista Educação. Santa Maria: UFSM, 2022.

DANTAS, Elaine Luciana Sobral; LOPES, Denise Maria de Carvalho. Educação Infantil e currículo: um olhar sobre os olhares da produção acadêmica. Revista Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2020.

KIRCHOF, Edgar Roberto Roberto; BONIN, Iara Tatiana. Literatura infantil e pedagogia: tendências e enfoques na produção acadêmica contemporânea. Revista Pró-Posições. Campinas-SP: UNICAMP, 2016.

MORO, Catarina; SOUZA, Gizele de. Produção acadêmica brasileira sobre avaliação em Educação Infantil: primeiras aproximações. Revista Estudos em Avaliação Educacional, FCC, 2014.

PRADO, Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves; HAI, Alessandra Arce. A educação pré-escolar e a produção acadêmica: (re) construindo trajetórias de suas intelectuais (1970-1998). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá-PR: UEM, 2022.

SANTOS, Aline Oliveira Paulino dos. et al. O bullying na primeira infância: revisão integrativa da literatura. Revista Educação Especial. Santa Maria: UFSM, 2021.

SILVA, Anne Patricia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O estado da arte ou o estado do conhecimento. Revista Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2020.

SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa. Os campos semânticos dos estudos dos bebês na Educação Infantil: uma análise da produção acadêmica em artigos de periódicos brasileiros. Revista Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2020.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; FERREIRA, Manuela; SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa. Produção sobre Educação Infantil: sínteses, identificação de lacunas e contradições. Revista Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2020.

Publicado

2025-03-06