Pesquisa sobre pesquisas, memória científica e balanço da produção na base de dados dos estudos da infância entre 2000-2022

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105083

Schlagworte:

Estudos da infância, Base de dados, Balanço da produção, Memória científica

Abstract

A base de dados dos estudos da infância entre 2000 e 2022, com um total de 4.015 trabalhos — 2.023 dissertações e teses disponíveis no portal da CAPES, 563 trabalhos completos da ANPEd, e 1.429 artigos em revistas Qualis A1/A2 — foi utilizada como referência para analisar pesquisas sobre pesquisas visando conhecer, reconhecer e fortalecer a memória científica desse campo de investigação. Quais estudos dessa base objetivaram apresentar algum tipo de balanço da produção acadêmica sobre criança, infância e Educação Infantil? Para responder a essa indagação central, buscamos em todos os trabalhos da base de dados aqueles que analisaram a produção do campo. Contatou-se 40 pesquisas com esse objetivo, sendo 22 dissertações, 2 teses, 4 trabalhos da ANPEd e 12 artigos científicos. O balanço da produção entre 1970 e 2021 enfatizou as temáticas: avaliação, formação docente, leitura, escrita e literatura infantil, com destaque para análise do conteúdo e análise do discurso.

Autor/innen-Biografien

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado, Classe D, Nível IV, da Faculdade de Educação da UFMG. Professor nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação na mesma instituição. Editor Chefe da Editora Selo FaE - FAE - UFMG.Graduado em Filosofia pela PUC Minas com Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Pós-doutorado em pesquisas sobre políticas para a educação infantil na PUC Minas. Atua nas áreas de infância, criança, educação infantil, filosofia, filosofia política, ética, políticas educacionais e formação de professores. Pesquisa atual: metapesquisa, base de dados e pressupostos epistemológicos dos estudos da infância (que incluem bebês, crianças, infâncias, crechhes, pré-escolas e educação infantil). Parecerista recente em revistas da área de Educação: Educação em Revista (UFMG), Educar em Revista (UFPR), Educação Popular (UFU), Poiésis Pedagógica (UFCAT) e Olhares (UNIVESP). Membro do Conselho Editorial da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa es una publicación de la Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa ReLePe. Membro do Grupo de Estudos de Políticas de Educação Superior - GEPES - UPF, coordenado por Altair Fávero e Carina Tonieto.

Fernanda Câmpera Clímaco, Universidade Federal de Minas Gerais

Fernanda Câmpera Clímaco é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE - FaE/UFMG).É mestra em Educação, Gestão Social e Desenvolvimento Local pela UNA. Pedagoga, graduada na PUC/MG em 2000. Especialista em Construtivismo e Educação na FLACSO, Argentina, em parceria com a UAM - Universidad de Madrid, concluída em 2004 e pós graduada em Infância, Cultura e Práticas Formativas, na FUMEC, em 2011. Atualmente, trabalha com de Formação Docente e Consultoria em escolas públicas e privadas de educação infantil pelo Brasil. Foi formadora regional do MEC no PNAIC Educação Infantil pela UEMG e atualmente é redatora voluntária da BNCC MG no âmbito da educação infantil. Possui vasta experiência no campo educacional atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, Educação Infantil, Currículo e Formação de Professores. 

Douglas Barbosa Werneck, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG - CAPES 07), Mestre em Ciências Humanas pela UFVJM (2015). Graduado em Pedagogia pela UFVJM (2022). Graduado em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela UFVJM (2012). Atua com palestras e conferências em diversas instituições públicas e privadas, tendo como eixos centrais: Educação, Infância, Criança, Educação Infantil, Políticas Públicas Educacionais, Educação Decolonial, Educação Antirracista e Desigualdades Sociais. Principais instituições: Escolas, Prefeituras, Universidades e Hospitais. Atualmente dedicando-se às pesquisas sobre pesquisas no Campo dos Estudos da Infância, ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI/FaE/UFMG e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES-PPGEdu-UPF.

João Marcelo dos Santos Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Educação pelo programa de Pós- Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pelo (PPGE/FaE/UFMG - CAPES 07) com o título: Pesquisas sobre Políticas de/para/na Educação Infantil: contribuições de Hannah Arendt e Stephen Ball. Bolsista CNPQ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG - CAPES 07), na Linha de Pesquisa: Infância e Educação Infantil, sob orientação do Professor Doutor Ademilson de Sousa Soares, com o título: Pesquisas sobre Políticas de/para/na Educação Infantil: memória bibliográfica e base epistemológica. Graduado em História pela FAFICH/UFMG com formação complementar em Ciências da Educação. Atuou como professor de 2005 a 2023 na Educação Básica (Ens. Fundamental II e Ens. Médio) da Rede Privada de BH. Participou da 14 Reunião da Anped Sudeste apresentando o trabalho (Resumo expandido) com o título: Epistemologias das Pesquisas em Política Educacional: Memória Bibliográfica e Banco de dados. Publicou em 2021 o artigo 'Pesquisas sobre políticas para Educação Infantil: memória bibliográfica, base de dados e epistemologia' no periódico Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Participou das atividades on-line da 41 Reunião Nacional da Anped no período de 02 a 11 de outubro de 2023 e presencialmente no período de 22 a 27 de outubro de 2023 apresentando o trabalho (Resumo expandido) com o título: Pesquisas sobre Políticas De/Para/Na Educação Infantil: memória bibliográfica e base epistemológica. Atualmente dedica-se à metapesquisa sobre Política Educacional no campo dos Estudos da Infância, ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil - NEPEI/FaE/UFMG e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES - PPGEdu-UPF. Atua em estudos com as seguintes temáticas: Crianças, Infâncias, Educação Infantil, Política Educacional, Filosofia Política, Sociologia política e Educação Comparada.

Literaturhinweise

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2008.

GALVAO, Maria Cristiane Barbosa; PLUYE, Pierre; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 4-24, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24.

MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre política educacional no brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte. n.33 e173480, 2017.

MAINARDES, Jefferson. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 303-319, nov./dez. 2018.

MAINARDES, Jefferson. A metapesquisa no campo da Política Educacional: aspectos teóricos, conceituais e metodológicos. In: MAINARDES, Jeferson (org.). Metapesquisa no campo Política Educacional. Curitiba: CRV, 2021.

ROCHA, Eloísa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. Florianópolis: EdUFSC, 1999.

ROCHA, Eloísa Acires Candal (Org.). Educação Infantil de 1983 a 1996. Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001, 161 p. (Série Estado do Conhecimento).

ROCHA, Eloísa Acires Candal. 30 anos da educação infantil na ANPED. In: SOUZA, Gizele de. (Org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010.

ROCHA, Eloísa Acires Candal; BUSS-SIMÃO, Márcia. Infância e educação: novos estudos, velhos dilemas da pesquisa educacional. In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, 2013.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: Interrogações a partir da Sociologia da Infância (p.361-378). In: Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.91, maio/ago. 2005.

SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 17-39. (Coleção Ciências sociais e educação)

SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 17-39. (Coleção Ciências sociais e educação)

CORSARO, William Arnold. Sociologia da infância. Trad. L. G. R. Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.

SOARES, Ademilson de Sousa. Pesquisas sobre políticas curriculares para a educação infantil: algumas questões epistemológicas no contexto da BNCC. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 33, p. 129–149, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n33p129-149.

SOARES, Ademilson de Sousa. Base de dados dos estudos da infância de 2000 a 2022. 1. ed. Contagem/MG: Editora Escola Cidadã, 2024.

VALA, Jorge. A análise do conteúdo. In: SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (Orgs.). Metodologia das ciências sociais. 10. ed. Portugal: Edições Afrontamento, 1986, p. 101-128.

LORENZON, Mateus, DA ROSA, Cleci Teresinha Werner, & DARROZ, Luiz Marcelo. Práticas investigativas na Educação Infantil: Uma metapesquisa focalizada em teses e dissertações (2012-2022), 2024. Revista Diálogo Educacional, 24(81). Doi: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.081.AO07

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

ESTUDOS DA INFÂNCIA: A PRODUÇÃO ACADÊMICA ANALISADA, SENDO:

Vinte e duas dissertações que mostram e analisam a produção acadêmica:

ALBOZ, Lilian. Sobre Infância e poder: o que diz a produção acadêmica de periódicos científicos da educação de 2000 a 2010? São Paulo: USP, 2012 (Dissertação de Mestrado).

BATISTA, Ezir Mafra. Criança, infância e escola: uma análise da produção discente no Brasil (1994 a 2004). Florianópolis: UFSC, 2006 (Dissertação de Mestrado).

BREJO, Janayna Alves. Estado do conhecimento sobre a formação de profissionais da Educação Infantil no Brasil (1996 a 2005). Campinas: UNICAMP, 2007 (Dissertação de Mestrado).

BUSS-SIMÃO, Márcia. Infância, corpo e educação na produção científica brasileira (1993 a 2007). Florianópolis: UFSC, 2007 (Dissertação de Mestrado).

DANIELI, Gabrielle Maria. A produção acadêmica sobre educação literária na Educação Infantil: um estudo bibliográfico. Passo Fundo-RS: UPF, 2021 (Dissertação de Mestrado).

EVANGELISTA, Nislândia Santos. Sociologia da infância: os conceitos de reprodução interpretativa e culturas infantis nas pesquisas em educação entre os anos 2013 a 2017. Blumenau-SC: FURB, 2019 (Dissertação de Mestrado).

FARIAS, Fernanda Gomes De Andrade. Panorama da produção de conhecimento em Educação Infantil no Brasil: um estudo a partir dos grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq. Campina Grande-PB: UFCG, 2021 (Dissertação de Mestrado).

GLAP, Graciele. Avaliação na/da Educação Infantil: estado da arte 2000 a 2012. Ponta Grossa: UEPG, 2013 (Dissertação de Mestrado).

GONÇALVES, Fernanda. A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção científica recente. Florianópolis: UFSC, 2008 (Dissertação de Mestrado).

GONÇALVES, Gisele. A criança como sujeito de direitos: um panorama da produção acadêmica brasileira (1987-2013). Florianópolis: UFSC, 2015 (Dissertação de Mestrado),2015.

GONZALES, Keila Cristina Arruda Villamayor. Linguagem escrita na Educação Infantil: perspectivas para a prática pedagógica indicadas na produção acadêmica brasileira entre 1983 e 2001. Florianópolis: UFSC, 2004 (Dissertação de Mestrado).

GUIMARAES, Renata de Castro. A pesquisa na pós-graduação: balanço da produção discente sobre criança/infância (PUC-SP 1978 a 2004). São Paulo: PUC - SP, 2007 (Dissertação de Mestrado).

LA BANCA, Juliane Mendes Rosa. O professor de Educação Infantil: uma análise das concepções de docência na produção acadêmica. Florianópolis: UFSC, 2008 (Dissertação de Mestrado).

MEINERT, Letícia. Criança, infância, escola e teoria histórico-cultural na pesquisa educacional brasileira: Uma reflexão introdutória. Florianópolis: UFSC, 2013 (Dissertação de Mestrado).

MORAES, Andréa Alzira de. Educação Infantil: uma análise das concepções de criança e de sua educação na produção acadêmica recente (1997 a 2002). Florianópolis: UFSC, 2005 (Dissertação de Mestrado).

MOTA, Débora Helany Pilar Castro Costa. Produção de conhecimento sobre formação continuada de professores da Educação Infantil: estudo com base nos PPGS da Região Nordeste do Brasil (2010-2019). São Leopoldo-RS: UNISINOS, 2021 (Dissertação de Mestrado).

MULLER, Lylian Rosee. Avaliação na Educação Infantil: o que a produção científica tem proposto para a prática docente. Itajaí-SC: UNIVALI, 2021 (Dissertação de Mestrado).

PAZ, Senhorinha de Jesus Pit. A avaliação na Educação Infantil: análise da produção acadêmica brasileira presente nas reuniões anuais da ANPEd entre 1993 e 2003. Florianópolis: UFSC, 2005 (Dissertação de Mestrado).

PICELLI, Lucyelena Amaral. Produção científica sobre Educação Infantil nos mestrados e doutorados em Educação Física no Brasil. Uberlândia: UFU, 2002 (Dissertação de Mestrado).

SILVA, Caroline Campos Rodrigues da. O Que Sabemos Sobre os Bebês? Uma Revisão de Literatura Sobre a Emergência da Teoria da Mente. São Paulo: PUCSP, 2018 (Dissertação de Mestrado).

SILVA, Jacqueline Alves Duarte. Educação Infantil, computador e internet: uma análise de produções acadêmicas. Rio de Janeiro: UNESA, 2009 (Dissertação de Mestrado).

ZUCCOLLOTO, Alexandra Santuzzi. Os bebês nas instituições de Educação Infantil: mapeando a produção acadêmica. Vitória: UFES, 2021 (Dissertação de Mestrado).

Duas teses de doutorado sobre balanço da produção na base de dados:

MOLINA, Adão Aparecido. A produção de dissertações e teses sobre infância na pós-graduação em educação no Brasil. Maringá-PR: UEM, 2011 (Tese de Doutorado).

SOUZA, Letícia Rodrigues de. Estudos da Infância em Moçambique: produção e veiculação de pesquisas com e sobre crianças (2002 a 2019). São Paulo: USP, 2021 (Tese de Doutorado).

Quatro trabalhos da ANPEd sobre balanço da produção na base de dados:

ALVES, Kallyne Kafuri. Instituições conveniadas de Educação Infantil e formação de professores: indicadores da produção acadêmica em contexto de ataques, lutas e resistências. GT07-Educação de Crianças de 0 a 6anos. 39ª Reunião Anual da ANPEd, 2019.

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; CORSINO, Patrícia. Produção acadêmica sobre leitura e escrita na Educação Infantil no período de 1973 a 2013: algumas reflexões. GT07-Educação de Crianças de 0 a 6anos. 38a Reunião Anual da ANPEd, 2017.

RECH. Marlise Maria. História e política da Educação Infantil na produção acadêmica no Brasil 1983- 1996. GT07-Educação de Crianças de 0 a 6 anos. 23a Reunião Anual da ANPEd, 2000.

STRENZEL, Giandréa Reuss. A produção científica sobre Educação Infantil no Brasil nos programas de pós-graduação em educação. GT07- Educação de Crianças de 0 a 6 anos. 23a Reunião Anual da ANPEd, 2000.

Doze artigos científicos sobre balanço da produção na base de dados:

BARROS, Tainara Batista; SOUZA, Rita de Cássia de; EUCLIDES, Maria Simone. O estado da arte das pesquisas sobre antirracismo na Educação Infantil (2013-2021). Revista Práxis Educativa. Ponta Grossa: UEPG, 2022.

CARVALHO, Amanda Gabriele Cruz; SCHMIDT, Andréia. Práticas educativas inclusivas na Educação Infantil: uma revisão integrativa de literatura. Revista Brasileira de Educação Especial. ABPEE, 2021.

CARVALHO, Marcelo Pagliosa. Estado da arte sobre educação e relações étnicoraciais (2003-2014): história da educação de crianças e jovens negros(as). Revista História da Educação. ASPHE, 2020.

COSTA, Rebeka Rodrigues Alves da; FROTA, Ana Maria Coelho Monte. As relações de poder entre as crianças: estado da arte a partir das pesquisas produzidas no Brasil, no período de 2000 a 2019. Revista Educação. Santa Maria: UFSM, 2022.

DANTAS, Elaine Luciana Sobral; LOPES, Denise Maria de Carvalho. Educação Infantil e currículo: um olhar sobre os olhares da produção acadêmica. Revista Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2020.

KIRCHOF, Edgar Roberto Roberto; BONIN, Iara Tatiana. Literatura infantil e pedagogia: tendências e enfoques na produção acadêmica contemporânea. Revista Pró-Posições. Campinas-SP: UNICAMP, 2016.

MORO, Catarina; SOUZA, Gizele de. Produção acadêmica brasileira sobre avaliação em Educação Infantil: primeiras aproximações. Revista Estudos em Avaliação Educacional, FCC, 2014.

PRADO, Alessandra Elizabeth Ferreira Gonçalves; HAI, Alessandra Arce. A educação pré-escolar e a produção acadêmica: (re) construindo trajetórias de suas intelectuais (1970-1998). Revista Brasileira de História da Educação. Maringá-PR: UEM, 2022.

SANTOS, Aline Oliveira Paulino dos. et al. O bullying na primeira infância: revisão integrativa da literatura. Revista Educação Especial. Santa Maria: UFSM, 2021.

SILVA, Anne Patricia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O estado da arte ou o estado do conhecimento. Revista Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2020.

SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa. Os campos semânticos dos estudos dos bebês na Educação Infantil: uma análise da produção acadêmica em artigos de periódicos brasileiros. Revista Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2020.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; FERREIRA, Manuela; SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa. Produção sobre Educação Infantil: sínteses, identificação de lacunas e contradições. Revista Educação. Porto Alegre: PUCRS, 2020.

Veröffentlicht

2025-03-06