“Like ou não like”: a escuta, a participação, a negociação e a anuência das crianças da escola comunitária de educação infantil do lixão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e100013

Palavras-chave:

Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, Ética, Etnografia com crianças, Educação infantil

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar as vivências e reflexões éticas produzidas em uma etnografia com crianças, com idade entre 3 anos e 5 anos e 11 meses, que frequentam a Escola Comunitária de Educação Infantil, situada na área territorial do Aterro Sanitário Municipal, no Litoral Norte Gaúcho, representado emicamente como lixão, durante o procedimento de apresentação do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. Metodologicamente, escolhemos a etnografia com crianças e adotamos o diário de campo como instrumento. A reflexividade foi construída com base teórica nas produções recentes no campo dos Estudos Sociais da Infância. Os achados mostram a emergência de refletir sobre os modos de participação e escuta das crianças, sobretudo trazendo para o TALE e para os textos das pesquisas suas contribuições.

Biografia do Autor

Vanessa Silva Bernardes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduada em Pedagogia (FACOS, 1999). Especialista em Psicopedagogia- Clínica e Institucional (FUCAP, 2011). Especialista em Educação para diversidade (UFRGS, 2012). Especialista em Gestão da Educação (UFRGS, 2020). Mestra em Educação (UERGS, 2023). Doutoranda em Educação (UERGS, 2024). Membro do Grupo de Estudos em Práticas Cotidianas Educativas (GEPRACO/ CNPq). Professora no Sistema Municipal de Ensino de Capão da Canoa (2010), na área da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais). Tem interesse na área dos Estudos das Infâncias e Educação Infantil.

Eduardo Rangel Ingrassia, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Pedagogia Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Luterana do Brasil (2009); Especialização em Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional e Gestão Escolar pela Faculdade Capivari (2010), Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2016); Mestrado em Educação pela Universidade La Salle na linha de Linguagens, Culturas e Tecnologias na Educação (2015); Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Atualmente atua na Coordenação de Ensino EAD e docência dos cursos de graduação e de especialização presencial e EAD no Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, sendo responsável pelos processos acadêmicos da instituição. Tem experiência na área de Educação e Gestão, com ênfase em Coordenação, Aprendizagem, Processos Pedagógicos e Sociais e Educação a distância

Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Feevale (2002), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Líder do GEPRACO: Grupo de Estudos em Praticas Educativas Cotidianas. Docente do PPGED (Mestrado e Doutorado) da Uergs.

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Publicado

2025-01-23