“Like ou não like”: a escuta, a participação, a negociação e a anuência das crianças da escola comunitária de educação infantil do lixão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e100013Palavras-chave:
Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, Ética, Etnografia com crianças, Educação infantilResumo
O artigo tem como objetivo relatar as vivências e reflexões éticas produzidas em uma etnografia com crianças, com idade entre 3 anos e 5 anos e 11 meses, que frequentam a Escola Comunitária de Educação Infantil, situada na área territorial do Aterro Sanitário Municipal, no Litoral Norte Gaúcho, representado emicamente como lixão, durante o procedimento de apresentação do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. Metodologicamente, escolhemos a etnografia com crianças e adotamos o diário de campo como instrumento. A reflexividade foi construída com base teórica nas produções recentes no campo dos Estudos Sociais da Infância. Os achados mostram a emergência de refletir sobre os modos de participação e escuta das crianças, sobretudo trazendo para o TALE e para os textos das pesquisas suas contribuições.
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