Com os pés no chão: que perguntas nascem nas fronteiras interculturais? Inquietações de um pesquisador migrante
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e100860Palavras-chave:
Pesquisa transnacional, Estudos das infâncias, Migração, InterculturaResumo
O ensaio apresenta reflexões de um pesquisador do campo dos estudos das infâncias a respeito de sua experiência em um contexto transnacional, trazendo reflexões sobre as dificuldades encontradas nos encontros interculturais, bem como nas lógicas hierárquicas que marcam o sul e o norte do mundo. O texto é um convite para pensarmos os desafios das pesquisas transnacionais e proporcionar inquietações relacionadas à construção de redes que pensam as infâncias e as crianças a partir de seus protagonismos e singularidades.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. O freudismo: um esboço crítico. São Paulo: Perspectiva, 2004.
BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. 2. ed. São Carlos: Pedro & João, 2012.
INFANTINO, Agnese. Cultura dell’infanzia e servizi educativi: persistenze e innovazione. In: CAGGIO, Francesco; INFANTINO, Agnese (org.). Con bambini e famiglie: Un’esplorazione in luoghi d’infanzia. Milano: Edizioni Junior, 2008. p. 171-199.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
LOPES, Jader Janer M. Um dinossauro faminto, um adulto e uma criança: o espaço e as geografias do viver. In: MORO, Catarina; BALDEZ, Etienne (org.). EnLacES no debate sobre Infância e Educação Infantil. Curitiba: NEPIE/UFPR, 2020. p. 221-246.
LOPES, Jader Janer M. Terreno baldio: um livro sobre balbuciar e criançar os espaços para desacostumar geografias: por uma teoria sobre a espacialização da vida de bebês e crianças. São Carlos: Pedro & João, 2021.
LOPES, Jader Janer M.; PAULA, Sara Rodrigues V. de. Quando uma palavra toca a outra: topogênese e ensaios sobre a espacialização da vida de bebês e crianças e o direito a (outra) cidade. O desacostumar em formas de becos. Civitas: revista de ciências sociais, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. e42145, 2023.
LORENZINI, Stefania. Multiculturalità: l’eterogenità culturale dei contesti di vita sociale. Fattori che la producono e la incrementano. In: BOLOGNESI, Ivana;LORENZINI, Stefania (org.). Pedagogia interculturale: pregiudizi, razzismi, impegno educativo. Bologna: Bononia University Press, 2017. p. 31-77.
MELLINO, Miguel. Estudos pós-coloniais e o emprego da categoria racial nas pesquisas europeias: uma entrevista com Miguel Mellino. [Entrevista cedida a] Flávio Santiago. ETD: educação temática digital, v. 20, n. 2, p. 570-578, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i2.8651375.
MOURA, Maria Isabel de; MIOTELLO, Valdemir. A escuta da palavra alheia. In: RODRIGUES, Rosângela Hammes; PEREIRA, Rodrigo Acosta. (org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisa em linguística aplicada. São Carlos: Pedro & João, 2016. p. 129-140.
SANTIAGO, Flávio; ANACLETO DE SOUZA, Márcia Lúcia; GOULART DE FARIA, Ana Lúcia. Pedagogia da infância no Brasil e na Itália: a criança em contextos interculturais marcados historicamente pelo racismo. EccoS: revista científica, São Paulo, n. 51, p. e13481, 2019. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n51.13481.
SILVA, Clara. Intercultura e cura educativa nel nido e nella scuola dell’infanzia. Milano: Edizioni Junior, 2011.
TOGNETTI, Gloria. I servizi educativi per l’infanzia. Contesti di relazione tra identità e diversità. In: SILVA, Clara (org.). Educazione e cura dell’infanzia nell’Unione Europea. Pisa: Edizioni ETS, 2016. p. 281-290.
VYGOTSKI, Lev S. Pensamento e Linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
VYGOTSKI, Lev S. Obras escogidas IV: psicologia infantil. Madrid: Machado Libros, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flávio Santiago
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.