Sensibilização à teatralidade: uma experiência de estágio com os jogos teatrais na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e102179

Palavras-chave:

Jogos Teatrais, Educação Infantil, Estágio Supervisionado

Resumo

O presente relato aborda as experiências construídas ao longo do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, com crianças de 3 a 4 anos, em uma creche pública situada na cidade de Campina Grande-PB. Foi realizada uma pesquisa-intervenção com o objetivo de conhecer o lugar do trabalho com os Jogos Teatrais na prática pedagógica das professoras. A partir disso, foram realizadas três intervenções, considerando as estruturas operacionais que perpassam a organização de muitos jogos, o “Quem” (Personagem), o “Onde” (Cenário) e o “O que” (Ação cênica). Trabalhar com o Teatro, mais especificamente a partir dos Jogos Teatrais, foi importante para apresentar às crianças um universo lúdico e criativo. Os gestos, a improvisação infantil e a linguagem escrita ganharam efetivo espaço, garantindo ações lúdicas, diferentes descobertas, múltiplas aprendizagens e uma intensa interação entre todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Jackeline Pereira Mendes, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2023). Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia da UFCG (2019-2023), por meio do qual promoveu e participou de atividades envolvendo os eixos de ensino, pesquisa e extensão. Desde 2021, participa do Grupo de Estudos Diálogos Freireanos em Educação, coordenado pelo professor Dr. José Luiz Ferreira (UAEd/CH/UFCG). Tem interesse nas seguintes áreas de estudo: Formação de leitores e Literatura Infantil; Letramento Literário; Crianças e Infâncias; e Formação docente.

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Publicado

2025-07-31