Sensibilização à teatralidade: uma experiência de estágio com os jogos teatrais na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e102179Schlagworte:
Jogos Teatrais, Educação Infantil, Estágio SupervisionadoAbstract
O presente relato aborda as experiências construídas ao longo do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, com crianças de 3 a 4 anos, em uma creche pública situada na cidade de Campina Grande-PB. Foi realizada uma pesquisa-intervenção com o objetivo de conhecer o lugar do trabalho com os Jogos Teatrais na prática pedagógica das professoras. A partir disso, foram realizadas três intervenções, considerando as estruturas operacionais que perpassam a organização de muitos jogos, o “Quem” (Personagem), o “Onde” (Cenário) e o “O que” (Ação cênica). Trabalhar com o Teatro, mais especificamente a partir dos Jogos Teatrais, foi importante para apresentar às crianças um universo lúdico e criativo. Os gestos, a improvisação infantil e a linguagem escrita ganharam efetivo espaço, garantindo ações lúdicas, diferentes descobertas, múltiplas aprendizagens e uma intensa interação entre todos os envolvidos.
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