A presença da educação física na prática pedagógica com bebês na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105721

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Prática pedagógica, Bebês

Resumo

Este trabalho analisa os desafios e as possibilidades para a mediação pedagógica da Educação Física com bebês no contexto da Educação Infantil, reconhecendo e valorizando as suas práticas autorais e produções culturais. Trata-se de um estudo etnográfico, realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES, com uma turma de 21 bebês. Recorreu-se à observação participante, com a utilização de diário de campo e de registros fotográficos. Os resultados sinalizam que os bebês realizam um consumo produtivo dos produtos culturais que lhes são ofertados. As relações proxêmicas denotaram formas particulares de se relacionarem com o seu contexto sociointeracional, demonstrando que eles são sujeitos ativos em seus processos de desenvolvimento e de socialização. Portanto, cabe à Educação Física promover vivências com as manifestações das práticas corporais que potencializem as possibilidades de os bebês agirem sobre si e sobre o seu contexto físico e social, valorizando-os como produtores de cultura.

Biografia do Autor

Laura Helmer Trindade, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023). Mestranda pelo Programa de Pós-Garduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Educação Física, cotidiano, currículo e formação docente). Membro do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF/CEFD/UFES).

Alexandre Freitas Marchiori, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2007); Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Gama Filho (2008); Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2012); e Doutorado em Educação Física pelo PPGEF - UFES (2022). Atualmente é Coordenador do curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, em "Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva", DEAD/IFRR. É membro do Núcleo de Aprendizagens das Infâncias e seus Fazeres - NAIF (CEFD -UFES).

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Especialização em Educação Física Escolar pela UFES (1996); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007); e Pós-Doutorado pelo Programa Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (2019). Professor Associado III do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua nos cursos de licenciatura e bacharelado (graduação); mestrado acadêmico e doutorado. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF).

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Publicado

2025-11-25