A presença da educação física na prática pedagógica com bebês na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e105721Parole chiave:
Educação Física, Educação Infantil, Prática pedagógica, BebêsAbstract
Este trabalho analisa os desafios e as possibilidades para a mediação pedagógica da Educação Física com bebês no contexto da Educação Infantil, reconhecendo e valorizando as suas práticas autorais e produções culturais. Trata-se de um estudo etnográfico, realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória/ES, com uma turma de 21 bebês. Recorreu-se à observação participante, com a utilização de diário de campo e de registros fotográficos. Os resultados sinalizam que os bebês realizam um consumo produtivo dos produtos culturais que lhes são ofertados. As relações proxêmicas denotaram formas particulares de se relacionarem com o seu contexto sociointeracional, demonstrando que eles são sujeitos ativos em seus processos de desenvolvimento e de socialização. Portanto, cabe à Educação Física promover vivências com as manifestações das práticas corporais que potencializem as possibilidades de os bebês agirem sobre si e sobre o seu contexto físico e social, valorizando-os como produtores de cultura.
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