Pax neoliberalia: mulheres e reorganização global da violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e104936

Palavras-chave:

Feminismo Comunitário, Violência, Mulheres

Resumo

A presente resenha desenvolve-se a partir da obra de Jules Falquet, intitulada “Pax Neoliberalia: Mulheres e reorganização global da violência”. Aborda-se, portanto, uma série de reflexões acerca das diferentes formas que a violência toma em diversos contextos geográficos e históricos. Ao longo dos quatro capítulos, esta temática perpassa por debates e desconstruções baseados nas concepções do feminismo comunitário e nas percepções feministas da autora. Uma obra distinta e de extrema relevância para mulheres mães por adotar uma perspectiva relacionada à educação das crianças pequenas, logo, ocupa um indispensável espaço na atual conjuntura da conhecida sociedade machista e patriarcal.

Biografia do Autor

Flávia Eduarda Gomes Hebling, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Indaiatuba e estudante de Mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, possui graduação em Pedagogia (2021) pela mesma universidade. Participa também do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural - linha Culturas Infantis (Gepedisc - Unicamp), desenvolvendo um trabalho de pesquisa que interlocuciona os debates de gênero com a questão do cuidado sob a perspectiva do Feminismo Marxista. Neste âmbito, faz parte do Grupo de Estudos Feminista e Marxista "Rosinha Vermelha" coordenado pela Prof Dr Adriana Alves da Silva. Pós-Graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Unicesumar (2022). Possui experiência em Educação Infantil, com crianças entre 0 a 3 anos na creche.

Referências

FALQUET, Jules. Pax Neoliberalia: Mulheres e reorganização global da violência. São Paulo, SP: Sobinfluencia, 2022. Versão do kindle.

Downloads

Publicado

2025-03-12