O papel da mediação e da formação docente nos processos de ler, escrever e brincar na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2025.e99564

Palavras-chave:

Educação Infantil, Mediação, Formação docente, Brincar, Cultura do escrito

Resumo

Este ensaio aborda a mediação, a formação docente e os processos de leitura, escrita e brincadeira na Educação Infantil, reconhecendo-os como elementos fundamentais para a construção da cultura escrita e a formação dos sujeitos, em especial das crianças, à luz do sistema simbólico. A análise é norteada pela questão: como superar lacunas na prática pedagógica, a fim de promover uma integração efetiva entre o brincar, a linguagem escrita e a formação docente na Educação Infantil? Respaldada numa pesquisa qualitativa e bibliográfica, com base nos estudos de Conceição (2018), Nóvoa (2022), Paulo Freire (1996, 2010), Soares (1999) e Vigotski (1988, 1998, 2003), compreende-se que o brincar constitui a base para os processos de mediação e formação docente, estreitamente relacionado à cultura. Nesse contexto, entende-se que a inventividade humana, que entrelaça linguagem e realidade, representa tanto um direito das crianças quanto um desafio para a formação docente.

Biografia do Autor

Maisa Evangelista Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação - Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade- PPGEduC - UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa Formacce Infância- UNEB. Integrante do projeto de pesquisa Infância, linguagem, cultura lúdica e os marcos teóricos da compreensão do brincar: Desafios de um percurso de pesquisa e formação em contexto. Especialista em Docência na Educação Básica- IFMG- 2022. Especialista em Docência na Educação Infantil - UFBA, 2016. Graduação em Pedagogia na Universidade Federal da Bahia (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação infantil e no Ensino Fundamental, Anos Iniciais, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; cultura lúdica infantil; alfabetização e letramento; e formação de professores.

Aldaci Santos Lopes, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEduC -UNEB. Mestrado em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEduC -UNEB. Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa pela UNEB, Especialista em Educação à Distância pela UNEB, Especialista em Educação Infantil, em Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas. Licenciatura em Pedagoga pela UFBA. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Salvador -SMED desde 2005. Professora tutora no Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica da EaD UNEAD/UNEB desde 2016. Professora formadora na Educação Infantil. Participante do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFÂNCIA LINGUAGENS E EJA-FORINLEJA do DEDC I - UNEB. Linha de Pesquisa: Educação, Práxis Pedagógica e Formação do professor. Participo da comissão editorial da Revista Conexões Educativas. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no currículo da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos, tutoria, formação de professor, linguagens na Educação Infantil, gestão educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de professores, Ludicidade, as narrativa infantis, Pesquisa e Práticas Pedagógicas com e para as infâncias; Educação Inclusiva, Educação à Distância.

Ana Paula Silva da Conceição, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1999), graduação em Licenciatura Plena Em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faced, na Universidade Federal da Bahia (2009). Pós-doutorado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, no Programa de Pós-graduação em Educação-PPGED. Foi bolsista CAPES- PNPD. É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia na Graduação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEduC- DEDC I-UNEB, Linha LPq2. Atua como Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEAD/UNEB desde 20 de março de 2023. Foi Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão-NUPE-DEDC I-CAMPUS I de 2018 a setembro de 2022. Foi Coordenadora de Tutoria no Curso de Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação a Distância/UNEAD-UNEB de janeiro/2020 a março/2023. Foi professora de 2012 a 2019 no Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos Mestrado Profissional- MPEJA-UNEB. É líder do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFÂNCIA LINGUAGENS E EJA-FORINLEJA do DEDC I-UNEB. Linha de pesquisa: Educação, Formação, Currículo e Tecnologias na cultura infantil. Foi Gerente de Extensão de 2014 a 2016 da Pró-Reitoria de Extensão -PROEX/UNEB. Foi bolsista CAPES-FNDE-SEB/MEC como formadora e coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Infantil, Currículo, Ludicidade, Pesquisa e Prática pedagógica, Educação de Jovens e Adultos Mestrado Profissional-EJA, Comunidades Quilombolas e Povos Indígenas, Ensino Superior e Gestão Pública; Educação à Distância (Ead). Email: apsconceicao@uneb.br

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Publicado

2025-01-23