O que somos nós senão uma hipótese de ser? – A contribuição da sociologia, história, psicologia, antropologia e pedagogia para a delimitação e afirmação da especificidade da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2009n19p1Resumo
O objetivo deste artigo, por mais que ainda tudo pareça um pouco estranho, é analisar as contribuições de diferentes áreas do conhecimento para a compreensão das especificidades da Educação Infantil. Analisando textos estudados na disciplina Fundamentos da Educação Infantil, farei uma breve discussão a respeito das concepções de criança e infância, pautada em autores como Philippe Ariés, Manuel Jacinto Sarmento, Ângela Nunes, Solange Jobim e Souza, Josefina Hurtado e Eloísa Rocha. Estes autores me ajuda(ra)m a pensar a criança e a infância e eu. Agora aqui os coloco, em frente a um teclado de computador, tentando tirá-los de qualquer tipo de “caixa” ou “gaveta”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.