A Educação Física na Infância: a figura do especialista na Educação Infantil de Vitória.
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2009n19p43Resumo
Este artigo busca compartilhar uma discussão que permeia a docência em Educação Física nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Vitória. Trata-se de uma abordagem teórico-prática das questões relacionadas ao currículo, a função do especialista no Sistema de Ensino, suas particularidades e as condições de trabalho que são colocadas pelos órgãos Gestores tanto a nível municipal, quanto nacional. Constata-se que os profissionais têm contribuído com uma educação de qualidade e comprometida com os princípios e direitos dos alunos, reconhecidos como sujeitos/agentes no processo ensino-aprendizagem. A pergunta “Para que Educação Física na Educação Infantil (EI)?” instigou os autores a discutir com profundidade os fazeres pedagógicos nos CMEIs e trazer algumas reflexões que têm norteado as intervenções na área de Educação Física. Após alguns questionamentos compartilhados, busca-se dialogar com autores e documentos oficiais para compreender o movimento contínuo de “repensar a prática” a cada dia, sempre buscando atender à criança de Zero a Seis nas suas necessidades, dividindo-se a intervenção entre cuidar e educar. Outro ponto corresponde à Cultura/Artes que a sociedade produz ao longo da história, onde as crianças têm o direito de acesso, tanto o conhecimento quanto a vivência desse conteúdo nas atividades dirigidas no cotidiano dos CMEIs. E, deve-se ainda produzir conhecimento e contribuir com as múltiplas linguagens que perpassam o desenvolvimento na faixa etária de zero a seis anos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.