A Educação Física na Infância: a figura do especialista na Educação Infantil de Vitória.

Autores

  • Alexandre Freitas Marchiori PMV-Prefeitura Municipal de Vitória
  • Fernanda Freitas Rezende Rodrigues PMV - Prefeitura Municipal de Vitória
  • Rosemary Coelho de Oliveira PMv - Prefeitura Municipal de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2009n19p43

Resumo

Este artigo busca compartilhar uma discussão que permeia a docência em Educação Física nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do município de Vitória. Trata-se de uma abordagem teórico-prática das questões relacionadas ao currículo, a função do especialista no Sistema de Ensino, suas particularidades e as condições de trabalho que são colocadas pelos órgãos Gestores tanto a nível municipal, quanto nacional. Constata-se que os profissionais têm contribuído com uma educação de qualidade e comprometida com os princípios e direitos dos alunos, reconhecidos como sujeitos/agentes no processo ensino-aprendizagem. A pergunta “Para que Educação Física na Educação Infantil (EI)?” instigou os autores a discutir com profundidade os fazeres pedagógicos nos CMEIs e trazer algumas reflexões que têm norteado as intervenções na área de Educação Física. Após alguns questionamentos compartilhados, busca-se dialogar com autores e documentos oficiais para compreender o movimento contínuo de “repensar a prática” a cada dia, sempre buscando atender à criança de Zero a Seis nas suas necessidades, dividindo-se a intervenção entre cuidar e educar. Outro ponto corresponde à Cultura/Artes que a sociedade produz ao longo da história, onde as crianças têm o direito de acesso, tanto o conhecimento quanto a vivência desse conteúdo nas atividades dirigidas no cotidiano dos CMEIs. E, deve-se ainda produzir conhecimento e contribuir com as múltiplas linguagens que perpassam o desenvolvimento na faixa etária de zero a seis anos.

Biografia do Autor

Alexandre Freitas Marchiori, PMV-Prefeitura Municipal de Vitória

Licenciatura Plena em Educação Física pela UFES-Universidade Federal do Espírito Santo; Especialização em Gestão Escolar para a Diversidade pela UGF-Universidade Gama Filho.

Fernanda Freitas Rezende Rodrigues, PMV - Prefeitura Municipal de Vitória

Professora da Rede Municipal de Vitória, PEB III - Dinamizadora de Educação Física na Educação Infantil; Licenciatura Plena - UFES; Especialista em Recreação - FANATH; Especialista em Ecoturismo - UFLA.

Rosemary Coelho de Oliveira, PMv - Prefeitura Municipal de Vitória

Professora da Rede Municipal de Vitória, Dinamizadora de Educação Física na Educação Infantil; Licenciatura Plena - UFES; Especialização em Educação Escolar - UFES; Mestranda em Educação Física - UFES.

Downloads

Publicado

2009-07-22

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua