A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2010n22p58Resumo
A proposta de trabalho corresponde apresentar as práticas de ensino desenvolvidas no CMEI Denizart Santos, nesse primeiro semestre de 2010, tendo a criança como protagonista na produção do conhecimento e o professor como mediador desse processo. Abordar-se-á o projeto “Tarsila do Amaral” desenvolvido pelos professores dinamizadores de Arte e Educação Física, todavia sob a perspectiva de visualizar a apropriação da produção cultural e os possíveis significados dados pelos sujeitos infantes. A perspectiva defendida neste trabalho só é possível se a criança for reconhecida como ator social, sujeito produtor de cultura, constituído e constituinte da sociedade, que possui capacidades plenas para dar sentido às suas experiências e (res)significá-las.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.