A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor

Alexandre Freitas Marchiori, Giovana Barbosa da Silva, Eucymara Guimarães do Amaral

Resumo


A proposta de trabalho corresponde apresentar as práticas de ensino desenvolvidas no CMEI Denizart Santos, nesse primeiro semestre de 2010, tendo a criança como protagonista na produção do conhecimento e o professor como mediador desse processo. Abordar-se-á o projeto “Tarsila do Amaral” desenvolvido pelos professores dinamizadores de Arte e Educação Física, todavia sob a perspectiva de visualizar a apropriação da produção cultural e os possíveis significados dados pelos sujeitos infantes. A perspectiva defendida neste trabalho só é possível se a criança for reconhecida como ator social, sujeito produtor de cultura, constituído e constituinte da sociedade, que possui capacidades plenas para dar sentido às suas experiências e (res)significá-las.


Palavras-chave


Dinamizador; Educação Infantil; Artes; Educação Física; Tarsila do Amaral

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2010n22p58

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.