A criança: interlocutor do conhecimento mediado pelo professor

Autores

  • Alexandre Freitas Marchiori PMV-Prefeitura Municipal de Vitória
  • Giovana Barbosa da Silva PMV - Prefeitura Municipal de Vitória
  • Eucymara Guimarães do Amaral PMV - Prefeitura Municipal de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2010n22p58

Resumo

A proposta de trabalho corresponde apresentar as práticas de ensino desenvolvidas no CMEI Denizart Santos, nesse primeiro semestre de 2010, tendo a criança como protagonista na produção do conhecimento e o professor como mediador desse processo. Abordar-se-á o projeto “Tarsila do Amaral” desenvolvido pelos professores dinamizadores de Arte e Educação Física, todavia sob a perspectiva de visualizar a apropriação da produção cultural e os possíveis significados dados pelos sujeitos infantes. A perspectiva defendida neste trabalho só é possível se a criança for reconhecida como ator social, sujeito produtor de cultura, constituído e constituinte da sociedade, que possui capacidades plenas para dar sentido às suas experiências e (res)significá-las.

Biografia do Autor

Giovana Barbosa da Silva, PMV - Prefeitura Municipal de Vitória

Professora da Rede Municipal de Vitória.

Eucymara Guimarães do Amaral, PMV - Prefeitura Municipal de Vitória

Professora da Rede Municipal de Vitória

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Publicado

2010-10-28