Cosmopolitismo Infantil: qual o lugar da criança na contemporaneidade ?

Geane de Aquino Castodi

Resumo


O debate acerca do lugar ocupado pelas crianças no mundo contemporâneo evidencia-se como necessário face às transformações sociais, econômicas e culturais que decorrem do fenômeno da globalização, pois a despeito das inúmeras conquistas advindas dos avanços científicos e teenológicos, que vem cada vez mais reconhecendo as crianças como sujeitos de direitos, a infância ainda se constitui como um dos grupos sociais mais sensivelmente afetado pela pobreza, marginalidade e exclusão social. Tal exclusão da infância decorre de um paradigma de invisibilidade das crianças na sociedade. Quando tentamos compreender e situar a infância no contexto da globalização neoliberal, a imagem mais determinante que daí resulta, é a idéia da dupla exclusão das crianças: uma exclusão percebida pelos indicadores de pobreza, marginalização e exclusão, que indesmentivelmente afecta este grupo social e uma exclusão também perceptível pela invisibilidade e ausência das crianças nos’centros’ de decisão.


Palavras-chave


Criança; Infância; Exclusão social; Educação infantil

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2011n23p33

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.