Cosmopolitismo Infantil: qual o lugar da criança na contemporaneidade ?

Autores/as

  • Geane de Aquino Castodi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2011n23p33

Resumen

O debate acerca do lugar ocupado pelas crianças no mundo contemporâneo evidencia-se como necessário face às transformações sociais, econômicas e culturais que decorrem do fenômeno da globalização, pois a despeito das inúmeras conquistas advindas dos avanços científicos e teenológicos, que vem cada vez mais reconhecendo as crianças como sujeitos de direitos, a infância ainda se constitui como um dos grupos sociais mais sensivelmente afetado pela pobreza, marginalidade e exclusão social. Tal exclusão da infância decorre de um paradigma de invisibilidade das crianças na sociedade. Quando tentamos compreender e situar a infância no contexto da globalização neoliberal, a imagem mais determinante que daí resulta, é a idéia da dupla exclusão das crianças: uma exclusão percebida pelos indicadores de pobreza, marginalização e exclusão, que indesmentivelmente afecta este grupo social e uma exclusão também perceptível pela invisibilidade e ausência das crianças nos’centros’ de decisão.

Biografía del autor/a

Geane de Aquino Castodi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da rede municipal de ensino de Florianópolis, Educação Infantil, Mestre em Educação pela UFSC.

Publicado

2011-04-30

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua