Oba! Vai começar a Turma da Galinha Pintadinha: processos de subjetivação e civilidade do sujeito infantil - Oba! Will start the chicken Pintadinha: processes of subjactivation and civility of the child subject.
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p34Resumo
Este texto analisa o caráter produtivo dos discursos de algumas músicas vinculadas nos CDs da marca “Galinha Pintadinha”, ou seja, como as canções podem ser consideradas artefatos culturais que vêm constituindo comportamentos, saberes, técnicas de poder, cuidados, disciplinando corpos e identidades, produzindo uma determinada forma de ser infantil contemporânea. As representações presentes nas musicas são muitas vezes tidas como naturais em brincadeiras ou atividades pedagógicas nas escolas de educação infantil, portanto, deve-se refletir sobre que sujeitos estamos formando e produzindo através dos currículos educacionais. Romper e ousar com novas abordagens pedagógicas significa redesenhar o mapa estratégico de poder, tanto no campo político como educacional, possibilitando que novos espaços de circulação de saber possam emergir se tornando mais visíveis e passíveis de transformação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.