Oba! Vai começar a Turma da Galinha Pintadinha: processos de subjetivação e civilidade do sujeito infantil - Oba! Will start the chicken Pintadinha: processes of subjactivation and civility of the child subject.
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2013n28p34Resumen
Este texto analisa o caráter produtivo dos discursos de algumas músicas vinculadas nos CDs da marca “Galinha Pintadinha”, ou seja, como as canções podem ser consideradas artefatos culturais que vêm constituindo comportamentos, saberes, técnicas de poder, cuidados, disciplinando corpos e identidades, produzindo uma determinada forma de ser infantil contemporânea. As representações presentes nas musicas são muitas vezes tidas como naturais em brincadeiras ou atividades pedagógicas nas escolas de educação infantil, portanto, deve-se refletir sobre que sujeitos estamos formando e produzindo através dos currículos educacionais. Romper e ousar com novas abordagens pedagógicas significa redesenhar o mapa estratégico de poder, tanto no campo político como educacional, possibilitando que novos espaços de circulação de saber possam emergir se tornando mais visíveis e passíveis de transformação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
As pessoas autoras cedem à revista Zero-a-Seis os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
As pessoas autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.