Infância, experiência e performatividade: primeiras aproximações

Autores

  • Sandro Vinicius Sales dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Isabel de Oliveira e Silva Universidade federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p31

Palavras-chave:

infância, crianças, educação infantil, experiência infantil, ponto de vista das crianças

Resumo

O presente trabalho apresenta e discute alguns resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento que objetiva analisar as experiências vivenciadas por crianças de quatro anos no interior de uma instituição pública de educação infantil. O estudo de caráter interpretativo busca suas bases teóricas na sociologia da infância e nas pedagogias da infância e da educação infantil. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se fundamenta em um estudo de caso (ANDRÉ, 1991; SARMENTO, 2003) assumindo uma lógica de investigação etnográfica (CASTANHEIRA, 2004; GREEN, DIXON, ZAHALIRICK, 2005), tendo como principais instrumentos de coleta de dados, a observação participante, fotografias e desenhos articulados com a oralidade; entrevista com crianças e adultos, dentre outros. Discute ainda a noção de experiência infantil como a possibilidade de análise das formas de sociabilidade das crianças.

 

Biografia do Autor

Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre e Doutorando em educação pelaFaE/UFMG. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI) da FaE/UFMG.

Isabel de Oliveira e Silva, Universidade federal de Minas Gerais

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da FaE/UFMG.  Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI) da FaE/UFMG.

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Publicado

2014-08-25