Formação docente na educação infantil: desafios contemporâneos para a formação permante
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2014n30p75Resumen
Este artigo aborda a formação permanente de professores de educação infantil no Brasil. Para isso, apresenta as dificuldades existentes na qualidade da formação inicial e continuada dos professores da primeira etapa da Educação Básica, ressaltando os principais desafios enfrentados por estes profissionais. Através de pesquisa de campo realizada com a participação de 100 (cem) professoras da Educação Infantil de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil, constatou-se a dificuldade vivenciada pelas professoras no que diz respeito à qualidade tanto da formação inicial que receberam, quanto da formação continuada que tem sido oferecida pelo poder público. Sendo assim, objetiva-se gerar reflexão acerca do que deve ser feito pelas autoridades, principalmente quanto à necessidade de investimentos nessa área, estimulando o aperfeiçoamento profissional contínuo, visando uma formação de qualidade, que permita a aquisição de novos saberes e competências para atender integralmente às especificidades da criança.
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